“Esporte e sociedade: um olhar a partir da globalização” é o título de livro lançado por professor da EACH

Postado em 12 de novembro de 2019

O professor Marco Bettine, do curso de Educação Física e Saúde da EACH/USP, lançou o livro: “Esporte e sociedade: um olhar a partir da globalização”.

A obra pode ser acessada, de forma gratuita, através do Portal de Livros Abertos da USP. O livro conta com a co-autoria de Gustavo Luis Gutierrez, da Universidade Estadual de Campinas.

Veja abaixo a sinopse do livro:

Hoje, em um jornal, vamos encontrar referências ao campo esportivo tanto na seção de saúde como nas páginas policiais, tanto no caderno de economia como no de moda. É de esperar-se que essa exposição do objeto esporte venha a impactar na produção do pensamento acadêmico, procurando melhor compreendê-lo e interpretá-lo. O livro vai buscar ilustrar, pelo menos em parte, essa riqueza temática que desafia o pesquisador com sua complexidade e seus rápidos processos de mudança. Manifestações sociais que, em um determinado momento, parecem ocupar um espaço importante nas interações pessoais, podem desaparecer em pouco tempo ou então serem relegadas à paradoxal obsolescência de um passado recente. Procuramos, assim, disponibilizar aos leitores uma coletânea ampla e diversificada que ilustre, pelo menos em parte, a complexidade da reflexão sobre as diferentes manifestações contemporâneas do esporte, no âmbito de uma sociedade cada vez mais integrada, em função da rápida evolução dos meios de comunicação.