Estudantes de Gestão Ambiental da EACH participam do XV SIGA

Postado em 04 de setembro de 2018

Alunos do curso de graduação em Gestão Ambiental da EACH/USP realizaram no final de agosto uma visita à Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz  (ESALQ/USP), em Piracicaba, para participar da XV edição do Seminário para Interação de Gestão Ambiental (SIGA). O tema abordado neste ano foi “Energia para todos”, discutindo-se assim alternativas energéticas, desafios de levar energia elétrica para regiões remotas do Brasil e a conciliação de energia e o desenvolvimento sustentável.

Delegação da EACH e alguns estudantes da ESALQ e IFSP

O evento, que ocorre todos os anos, tem como objetivo criar um espaço de reflexão e debates, reunindo pesquisadores e profissionais da área, além de proporcionar a integração entre alunos de diferentes faculdades com o curso de Gestão Ambiental. Participaram dessa edição o Instituto Federal de São Paulo – Campus São Roque (IFSP), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), as quais possuem respectivamente os cursos de Tecnologia em Gestão Ambiental, Gestão e Análise Ambiental e Gestão Ambiental.

O seminário contou com grupos de discussões, formados pelos palestrantes do dia e os participantes do evento, que buscaram debater e desenvolver o raciocínio crítico e lógico sobre o tema geral. Um destes palestrantes foi Andres Felipe Rodriguez, doutorando em Sustentabilidade pela EACH/USP, que apresentou informações sobre ecologia industrial. Além disso, foram promovidos também minicursos envolvendo as seguintes temáticas: abelhas, educação ambiental, plantas aquáticas, sementes e mudas.

Andres Rodriguez (à dir.) palestrou durante o seminário na ESALQ