Estudantes de Gestão Ambiental participam do VIII FORUNGA

Postado em 03 de dezembro de 2018

Alguns alunos do curso de graduação em Gestão Ambiental da EACH/USP participaram, durante a segunda quinzena de novembro, do VIII Fórum Nacional de Ensino em Gestão Ambiental (FORUNGA), realizado na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro no Instituto de Três Rios (UFRRJ-ITR) .

Os estudantes fizeram parte da delegação de São Paulo, junto dos cursos de Graduação em Bacharelado em Gestão Ambiental pela ESALQ-USP e de Graduação em Gestão e Análise Ambiental pela UFSCar. Além desta delegação, participaram do evento também o IF Campus de Barbacena (MG), o qual possui o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental; UnB (Brasília) com a Graduação em Bacharelado em Gestão Ambiental, dentre outras instituições.

O evento deste ano, diferentemente do XIII Encontro Nacional de Gestão Ambiental (ENEGeA), contou com uma programação mais voltada às questões políticas do curso, tais como: diferenças de grade entre os diversos cursos de Gestão Ambiental no país, Projeto de Lei 2664/2011 – responsável por regulamentar a profissão do Gestor Ambiental. Ocorreram também palestras tratando sobre as diferenças e semelhanças entre cursos com enfoque ambiental, como biologia, ciências ambientais; movimento empresa júnior; comunicação de temas ambientais; mesas de debate com egressos da UFRRJ; momentos de autoconhecimento e yoga; e por fim, visitas a pontos turísticos da cidade, dentre elas a Trilha do Anjo e a visita até o Monumento Natural Municipal Encontro dos Três Rios.

Delegações presentes no VIII FORUNGA. Foto: Divulgação

“É muito importante a participação dos estudantes de Gestão Ambiental, não só do primeiro, mas de todos os anos. Eventos como estes são precursores da regulamentação da nossa profissão, pois são em momentos como estes que nós mostramos que existimos, persistimos e coexistimos com relação às outras profissões”, destaca Gustavo Ribeiro, da Coordenação Nacional de Estudantes de Gestão Ambiental e coordenador da Comissão EACH/USP no ENEGeA.

Ter contato com alunos de Gestão Ambiental de outras instituições é algo muito enriquecedor, segundo Andressa Oliveira, que atua como coordenadora da Comissão EACH/USP no ENEGeA. “Ir nesse encontro foi uma experiência única e proporcionou novas perspectivas de coisas que talvez eu não enxergasse vivendo apenas no campus onde estudo.”

O próximo evento nacional dos estudantes de Gestão Ambiental acontecerá em junho de 2019, inicialmente entre os dias 1º e 5, no Instituto Federal de Alagoas (IFAL).

*Com informações de José Mateus Rodrigues.