Estudantes de Gestão Ambiental participam do XIII ENEGeA no Mato Grosso do Sul

Postado em 31 de julho de 2018

No último final de semana alguns estudantes do curso de Bacharelado em Gestão Ambiental da EACH/USP e da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP) encararam 16 horas de viagem de ônibus para participar do XIII Encontro Nacional de Gestores Ambientais (XIII ENEGeA), considerado um dos eventos mais importantes da área. O encontro foi realizado na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), na cidade de Dourados, Mato Grosso do Sul.

Participaram também alunos do Instituto Federal de São Paulo no Campus São Roque (IFSP) e Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), além de mais 12 delegações de outros estados, como Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), dentre outras.

O evento contou com uma série de palestras, mesas redondas e minicursos. Com o tema “A expansão da fronteira agrícola nos biomas: Pantanal, Cerrado e Mata Atlântica”, o encontro abordou os impactos negativos decorrentes das alterações antrópicas em relação a estes biomas muitas vezes esquecidos por boa parte da população, assim como apresentou também medidas e atitudes necessárias para contribuir com a proteção e conservação da biodiversidade presente. Outro assunto muito discutido foi o uso dos agrotóxicos, além dos seus efeitos na saúde e no meio ambiente.

Neste XIII ENEGeA foi realizada ainda a I Copa ENEGeA contendo três modalidades: futsal feminino, futsal masculino e vôlei misto. A delegação paulista conseguiu conquistar a segunda colocação nas últimas duas modalidades citadas.

Ao final do evento foi decidido por meio de votação com todas as delegações presentes a escolha da próxima sede para o ano de 2019: Instituto Federal de Alagoas (IFAL). Além disso, foi dito aos participantes sobre a realização do VIII Fórum Nacional de Ensino em Gestão Ambiental (VIII FORUNGA) na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Campus Três Rios, em novembro deste ano.

*Com informações de José Mateus Rodrigues.