Estudantes de Sistemas de Informação se destacam na Maratona de Programação da USP

Postado em 22 de agosto de 2014

O time Tempestade de Ozz, formado por três ingressantes de Sistemas de Informação da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), conquistou o primeiro lugar entre as equipes de calouros de toda a universidade durante a XVIII Maratona de Programação dos Alunos da USP – 2014, que ocorreu no dia 16 de agosto, no Centro de Ensino de Computação do Instituto de Matemática e Estatística da USP.

A competição contou com a participação de 25 times e a equipe da EACH – formada pelos alunos Juliano Leite, Leandro Domingues e Raul Gioielli – ficou em décimo lugar na classificação geral. Na maratona a comissão organizadora apresentava um conjunto de problemas para os quais os times deveriam tentar desenvolver soluções. Vencia a equipe que resolvesse o maior número de problemas no menor tempo possível.

“A competição é a mesma para times de veteranos e calouros, mas é feita esta distinção justamente para que os calouros com desempenho excepcional já sejam selecionados para participar da primeira fase da Maratona de Programação da Sociedade Brasileira de Computação”, explica o Prof. Dr. Luciano Antonio Digiampietri, que divulga as competições para os alunos e atua como treinador das equipes da EACH desde 2010 na Maratona de Programação da Sociedade Brasileira de Computação.

“Estamos animados para as próximas competições e vamos nos preparar ainda mais”, afirma o estudante Juliano Leite. “Líamos livros de Java e fazíamos exercícios em sites que simulavam problemas parecidos com os da maratona”, conta Leandro Domingues.

De acordo com os alunos da EACH, a maior dificuldade encontrada durante a competição não foi a parte de programação, mas sim a resolução de problemas de matemática envolvendo algoritmos. Leandro destaca que “na maratona da USP não existia a figura do professor como técnico do time, mas nas outras teremos um técnico e iremos mais seguros para competir”.

O time Tempestade de Ozz foi formado pouco tempo antes do início da competição, mas seus integrantes se conhecem há muito tempo: “Nós três nos conhecemos quando fazíamos o ensino médio e o técnico em informática no Instituto Federal de São Paulo – IFSP e agora estamos todos juntos novamente na EACH”, enfatiza Juliano.