Ex-aluna da EACH conquista segundo lugar em concurso de moda inclusiva

Postado em 25 de novembro de 2015

A 7ª edição do Concurso Moda Inclusiva, promovida pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo, teve uma eachiana entre seus primeiros colocados. Bruna de Souza Oewel, que se formou em 2011 no curso de Têxtil e Moda da Escola, conquistou o segundo lugar da competição, criando um look composto por saia e jaqueta para mulheres cadeirantes.

“É a primeira vez que trabalho com moda inclusiva e pude me envolver muito com a causa. Agora vejo quanta coisa ainda precisa ser feita”, afirma Bruna, destacando que o interesse pelo tema surgiu a partir do momento em que ela sentiu vontade de fazer algo diferente na moda. “Queria ajudar a buscar novas soluções para dificuldades que o mercado geralmente não presta atenção.”

No desfile do concurso, realizado no dia 9 de novembro na capital paulista, a ex-aluna da EACH apresentou um conjunto de saia e jaqueta com acabamento fit para cadeirantes, o que permite modelar o corpo e proporcionar mais conforto.

Bruna conta que pesquisou muito antes de criar o look para o concurso. Durante aproximadamente um mês, ela conversou com fisioterapeutas, cadeirantes e também levantou informações sobre o que o setor da moda já fez para esse público específico. Ela teve um mês e meio para confeccionar o look e fez várias adaptações nas peças durante o processo. “Essa experiência foi muito boa porque colocar a ideia do design em prática traz os maiores ensinamentos”, observa ela.

A premiação do concurso se baseou em brindes oferecidos pelas empresas parceiras do evento. Os primeiros colocados receberam tecidos, máquina de costura, livros, softwares de automação de modelagem, entre outros itens.