Ex-alunas da EACH conquistam quarto lugar em concurso de moda inclusiva na Rússia

Postado em 15 de maio de 2012

938Formadas em 2010 no curso de Têxtil e Moda da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH | USP Leste), as ex-alunas Julia Sato e Inayê Brito conquistaram a quarta colocação no concurso de moda inclusiva Bezgraniz Couture Award 2012, realizado em Moscou, na Rússia. Elas foram as únicas estilistas do continente americano que se classificaram para a final do evento e criaram sete peças adaptadas para pessoas com deficiências físicas.

Na final do concurso, que aconteceu na última sexta-feira, nove finalistas disputaram a primeira colocação. Mesmo com a concorrência acirrada, as ex-alunas da EACH foram para o último desfile confiantes e, além do quarto lugar, receberam o título de “Projeto Inovador” por participarem de uma exposição paralela ao concurso direcionada a crianças com deficiência visual. As peças estimulavam os sentidos com aromas e texturas.

Fundadoras da marca Lira de Moda Inclusiva, Julia Sato e Inayê Brito consideram que este foi um grande resultado para um concurso pioneiro em um mercado que está começando a se desenvolver: “Foi um orgulho muito grande poder, pela primeira vez, representar o país em um concurso pioneiro em nível mundial. Grande parte desta conquista foi resultado dos projetos de inclusão social que estão acontecendo cada vez mais frequentemente no Brasil”, comemorou Inayê. “Júlia Sato e eu desenvolvemos vários projetos não só pela USP, mas também para eventos, como o Concurso Moda Inclusiva promovido pela Secretaria da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo.”

Com patrocínio alemão, o concurso terminou com o primeiro e terceiro lugares conquistados por duas equipes de estilistas da Rússia, e o segundo lugar conquistado por uma equipe alemã.