Grupo de pesquisa da EACH lança livro “Mulheres vizinhas de terras distantes”, publicado pelo IdeiaSUS/Fiocruz

Postado em 09 de fevereiro de 2022

Na última quinta-feira, dia 3 de fevereiro, a professora Dora Mariela Salcedo Barrientos, do curso de Obstetrícia da EACH/USP, o professor José Manuel Peixoto Caldas, da Universidade do Porto, e todos os integrantes do grupo de pesquisa “Mulher & Saúde: Violência doméstica no período gravídico puerperal/CNPQ” participaram do lançamento do livro “Mulheres vizinhas de terras distantes”, publicado pelo IdeiaSUS/Fiocruz.

A live foi mediada pela jornalista e editora do IdeiaSUS, Katia Machado. O evento contou com a presença do coordenador geral do IdeiaSUS / assessor de relações institucionais da presidência da Fiocruz, Valcler Fernandes e também de Juraci Vieira Sérgio, coordenador da Comunidade das PICs do IdeiaSUS . Os mediadores realizaram a abertura do evento falando a respeito da importância de se debater a temática dos imigrantes; da gestação e da atenção à saúde da mulher imigrante. O coordenador geral também citou que o evento foi realizado justamente no mesmo momento em que infelizmente a visibilidade da questão da imigração estampa as capas dos jornais, em função da grave violência que resultou no assassinato do jovem congolês Moïse Mugenyi Kabagambe.

No evento estiveram presentes os organizadores do livro Dora M. Salcedo Barrientos (USP), Cintia M. Neia (USP), Priscila M. de Faria Braga (USP), Stefanie Sussai (USP), José Manuel Peixoto Caldas (CIEG/ISCSP & ISPUP), os autores do livro (Vitória Gabriela Picolo (EACH/USP), Jadson Marques Dantas (EACH/USP), Michele Barros de Souza Simões (UNIFESP), Nathalya Tavares dos Santos (EACH/USP). Os participantes contaram um pouco sobre os antecedentes deste projeto, a construção do mesmo, o impacto e significados que ele carrega e os futuros projetos já em andamento. Assim como destacaram a importância das parcerias para a realização de tais projetos. Agradecimentos especiais ao grupo de pesquisa “nPeriferias” por todo o apoio e espaço gerador de ideias e discussões.

Confira a transmissão de lançamento do livro:

O livro é resultado do estudo Saúde Perinatal em Imigrantes Grávidas: Compreendendo e Intervindo no Contexto Familiar, parceria entre a Universidade de São Paulo e a Universidade do Porto. A obra aborda as histórias de três mulheres: Rosa Maria, Glória e Mercedes, que representam tantas outras mulheres imigrantes, gestantes vítimas de violência que vivem tão perto de nós. Elas lutam diariamente por uma vida digna, sofrem diferentes tipos de preconceitos e discriminações, mas ainda assim seguem sonhando com um futuro melhor para seus filhos.

Acesse a obra completa

Durante o evento também houve a encenação teatral de uma das histórias interpretada por Cecília Bevilacqua, com a direção de Rogério Pimenta e Fernanda Gabriela. A emocionante atuação faz parte da continuação deste projeto que tem como objetivo dar voz a essas mulheres imigrantes, sensibilizar a população geral e os profissionais da saúde que atendem esse público.

A live encerrou com algumas considerações finais dos autores e organizadores. Jadson Marques Dantas e Vitória Picolo, alunos de Obstetrícia e autores do livro, trouxeram em suas falas a grande contribuição que o projeto proporcionou para eles na prática do campo de estágio, ao se depararem com mulheres imigrantes buscando assistência. Michele B. de Souza Simões, também autora da obra e musicoterapeuta, falou da força e do impacto do livro, inclusive na escolha do nome “[…] Mulheres vizinhas de terras distantes, às vezes elas estão do nosso lado, mas desconhecemos essas histórias… que essas histórias possam impactar cada um de nós e nos fazer pensar sobre o que podemos fazer por elas.”

Mais informações:

* Com informações da professora Dora Mariela Salcedo Barrientos