Habits inicia a 4ª edição do Programa de Desenvolvimento Web – WebDev

Postado em 09 de abril de 2019

O Programa de Desenvolvimento WebDev iniciou, no último dia 1º de abril, as atividades do seu 4º ciclo. Com aulas teóricas e práticas, o programa pode ensinar alunos com pouca ou nenhuma experiência prévia e é ofertado para estudantes e comunidade interna e externa à Universidade, com o intuito de criar oportunidades e levar a experiência da Universidade de São Paulo e da Habits Incubadora-Escola para a zona leste da cidade.

O programa de desenvolvimento web da Habits Incubadora-Escola tem por objetivo o incentivo à inovação e ao empreendedorismo por meio de ferramentas web. A ideia central é que os participantes resolvam problemas reais e aprendam a buscar a solução tecnológica com desenvolvimento web. A proposta de inovar, por meio do desenvolvimento de ideias empreendedoras, também recebe todo o suporte dos formadores.

De acordo com a professora Luciane Ortega, docente do curso de Sistemas de Informação da EACH/USP e gestora da Habits Incubadora-Escola, novas tecnologias “surgem a todo momento, e, por vezes, entende-se que é necessária uma grande base de conhecimento para criar soluções. Entretanto, o WebDev não requer conhecimento prévio”. Ela ainda destaca que a equipe da Habits Incubadora-Escola oferece ao aluno todo o conhecimento necessário, desde o ponto inicial. “Isso faz com que qualquer pessoa, independente de idade, curso ou condição-socioeconômica possa participar do programa.”

A primeira formação WebDev começou através de uma iniciativa dos alunos do curso de Sistemas de Informação da EACH/USP que, motivados para ensinar o desenvolvimento web, procuraram a incubadora e acordaram uma parceria para oferecer o programa com a vertente do empreendedorismo, gerando assim o WebDev, programa oficializado junto a CCEx da EACH. Na última edição, realizada no segundo semestre de 2018, houve grande diversidade entre os participantes, conforme apresentado na figura a seguir: foram 40 participantes, de 9 cursos diferentes da USP e pouco mais de 20% de participantes da comunidade externa à universidade.

Figura 1 – Participantes na 3. Edição do WebDev, realizada no 2º semestre de 2018

Um dado a ser observado é o fato de que 22% dos alunos não eram da USP e sim da zona leste de São Paulo. A evolução de alunos participantes do WebDev pode ser visualizada na figura 2 a seguir.

Figura 2 – Total de participantes, por ciclo, no Programa WebDev

Para a edição atual o WebDev está contando com 41 participantes, tendo 8 cursos diferentes envolvidos, conforme demonstra a figura 3 a seguir. Destes 41 alunos, 14 deles não são da Universidade de São Paulo, demonstrando a conexão existente entre o Programa e a sociedade.

Figura 3 – Alunos USP x Alunos externos à USP na 4ª edição do WebDev

A figura 4 ilustra o total de alunos por curso, tendo destaque para alunos dos cursos de Sistemas de Informação, Gestão Ambiental e Gerontologia.

Figura 4 – Participantes na 4ª. Edição do WebDev, iniciada em 2 de abril de 2019

Importante frisar que o número de alunos envolvidos no Programa WebDev teve seu perfil alterado consideravelmente, tendo estudantes de outras áreas, para além de cursos de tecnologia, interessados no desenvolvimento web, como pode ser visto na figura a seguir.

Evolução do volume de alunos de Sistemas de Informação (SI) versus alunos de outras cursos não ligados à tecnologia

O 4º ciclo da formação WebDev ocorrerá até o final do mês de junho, oferecendo duas aulas por semana. Os facilitadores, que estão ministrando os conteúdos, são divulgados antes e durante o curso nas redes sociais da Habits Incubadora-Escola. Acompanhe!

Mais informações:

E-mail: adm@habits.prp.usp.br