Inscrições abertas para estudantes, professores e plantonistas voluntários no Cursinho Popular EACH/USP

Postado em 27 de janeiro de 2021

O Cursinho Popular da EACH/USP, que é preparatório para o vestibular, abriu recentemente inscrições para novos alunos. As inscrições são online e se encerrarão no próximo dia 14 de fevereiro. Após esta etapa, haverá um processo seletivo composto por mais duas etapas. O curso é isento de qualquer taxa de inscrição ou matrícula e conta com o total de 135 vagas, sendo 65 delas para o período vespertino e 70 vagas no período noturno. Veja as informações do processo seletivo de Professores e Plantonistas Voluntários do Cursinho Popular EACH/USP mais abaixo.

As inscrições

Poderão se inscrever estudantes que estejam no último ano do ensino médio ou concluintes de qualquer ano e idade, que residam no estado de São Paulo e que tenham acesso à internet.

As aulas serão ministradas de forma on-line, por meio do Google Meet, devido ao atual cenário da pandemia e o isolamento social, e têm previsão de início para o dia 8 de março. Elas ocorrerão durante a semana, sendo uma turma no período vespertino (14h-18h45) e outra no noturno (19h-22h45). Nos finais de semana serão agendados simulados de vestibulares. As disciplinas ministradas no Cursinho são: Biologia Celular e Geral; Física Óptica, Elétrica e Geral; Geografia Física e Humana; Gramática; Redação; Inglês; Literatura; História do Brasil e Geral; Matemática (Álgebra e Geometria) e Química Orgânica e Geral.

Das vagas

Serão oferecidas 65 vagas no período vespertino e 70 vagas no período noturno, sendo 70% delas reservadas para PPIs- Pretos, Pardos ou Indígenas e 5% para pessoas transexuais. Além disso, estudantes de Escola Pública, moradores da Zona Leste ou parentes de funcionários terceirizados da EACH/USP possuem prioridade em nosso Processo Seletivo.

O Processo Seletivo

O Processo Seletivo do Cursinho possui três etapas, sendo a primeira o preenchimento do formulário de inscrição, a segunda o envio dos documentos para a realização da análise socioeconômica, que corresponde a 60% da avaliação, e a terceira, implantada neste ano, que é o envio de uma carta de motivação que corresponde a 40%. Todas estas etapas serão realizadas de forma on-line via formulário eletrônico e devem ser entregues até o dia 14 de fevereiro, a descrição delas estão contidas no Edital e no Manual do Candidato.

Calendário

EtapasData
Período de inscrição, envio de documentos e envio da carta21/01/2021 a 14/02/2021
1ª chamada02/03/2021
Manifestação de interesse03, 04 e 05/03/2021
Início das aulas08/03/2021
2ª chamada19/03/2021

 

Edital do Processo Seletivo de Alunos: bit.ly/Edital2021CPE

Manual do Candidato: https://bit.ly/ManualCandidatoCPE2021

Formulário de Inscrição: https://bit.ly/InscricaoCPE2021

 

Inscrições abertas para o Processo Seletivo de Professores e Plantonistas Voluntários no Cursinho Popular EACH-USP

O Processo Seletivo de Professores e Plantonistas Voluntários do Cursinho Popular EACH/USP está com as inscrições abertas até o dia 12 de fevereiro, com o total de 23 vagas, para as disciplinas de humanas, exatas e biológicas no período vespertino e noturno. As aulas serão lecionadas objetivando o preparo dos alunos para os principais vestibulares estaduais e federais. As inscrições podem ser realizadas via formulário eletrônico.

As disciplinas demandadas em cada período são:

Professores- Vespertino:

– Literatura

– Redação

– Geografia Brasil

– Geografia Mundo

– História do Brasil

– Biologia Geral

– Física Elétrica

– Química Geral

– Matemática Álgebra

Professores-Noturno:

– História do Brasil

– Biologia Geral

– Química Orgânica

– Física Elétrica

– Matemática Álgebra

Plantonistas-Vespertino:

– Gramática

– Redação

– Geografia

– Física

– Matemática

Plantonistas-Noturno:

– Redação

– Geografia

– História

– Matemática

Podem se inscrever maiores de 17 anos, com ou sem vínculo com o CPE, que possuam formação específica ou que estejam cursando em nível de graduação, pós-graduação ou técnico com relação à disciplina pleiteada.

Fases do Processo Seletivo

O Processo Seletivo possui três fases, sendo que a primeira constitui-se na aplicação de uma prova on-line com 20 questões de múltipla escolha com tempo máximo de uma hora, com exceção aos candidatos inscritos na disciplina de Redação que realizarão uma prova de cinco questões de múltipla escolha e 1 redação em 1h15min. Esta fase caracteriza-se como eliminatória, a sua não realização ou desempenho inferior a 50% da pontuação total levará a eliminação automática do candidato no Processo Seletivo.

Já a segunda fase será uma apresentação de uma aula teste ou um plantão teste com tempo médio de 20 a 30 minutos, tendo como critérios: planejamento, expressão e comunicação, didática e o domínio de conteúdo pelo candidato. O critério de desempate será o resultado individual da primeira fase.

Por fim, a terceira fase será realizada nos dias 08 e 22 de fevereiro, sendo agendada pelo candidato de acordo com sua disponibilidade e a entrevista versará sobre a trajetória acadêmico-profissional do candidato e sua relação com a construção, contribuição e participação em nosso Cursinho Popular.

A classificação geral será divulgada no dia 24 de fevereiro e os candidatos aprovados devem iniciar suas atividades no dia 27 de fevereiro, enquanto que as aulas estão previstas para iniciar no dia 22 de março.

Calendário 

DATAETAPA
19/01/2021 a 12/02/2021Período de inscrições
06/02/2021 a 13/02/2021Aplicação da prova escrita
08/02/2021 a 22/02/2021Aula-teste e entrevista pessoal
24/02/2021Divulgação da classificação final
27/02/2021Início das atividades dos candidatos selecionados

O Cursinho Popular

O Cursinho Popular EACH-USP é uma organização sem fins lucrativos da Escola de Artes,Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, localizada na Zona Leste de São Paulo em Ermelino Matarazzo. O Cursinho busca ser um facilitador para jovens que encontram-se em estado de vulnerabilidade social e sonham em ingressar em uma universidade. Sendo completamente gratuito, o Cursinho funciona a partir de trabalho voluntário, seja por parte dos professores, plantonistas ou por parte da equipe administrativa.

Edital do Processo Seletivo: bit.ly/Edital2021Docentes

Formulário de Inscrição: bit.ly/InscricaoDocentes2021

Em caso de dúvidas, o contato pode ser feito pelos canais de atendimento do Cursinho Popular-EACH USP:

Facebook: https://www.facebook.com/CursinhoPopularEACH/

Instagram: https://www.instagram.com/cursinhoeachusp/

E-mail: processo-seletivo@cursinhoeach.com.br

 

Contato Profissional

E-mail: marketing@cursinhoeach.com.br