Livro: “Sociedade, Meio Ambiente e Cidadania em Tempos de Pandemia” é lançado por professores da EACH

Postado em 18 de agosto de 2022

Já está disponível para download desde o dia 15 de agosto a versão online do livro “Sociedade, Meio Ambiente e Cidadania em Tempos de Pandemia”. Construído a partir de uma experiência de vários anos de colaboração entre um grupo de docentes de Gestão Ambiental que ministraram a disciplina Sociedade, Meio Ambiente e Cidadania (SMC), o livro representa uma iniciativa inédita no âmbito do Ciclo Básico e foi financiado com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

A disciplina Sociedade, Meio Ambiente e Cidadania é oferecida aos estudantes de todos os cursos da EACH no Ciclo Básico. Seu objetivo é promover a percepção de que a realidade socioambiental é produzida pelas relações sociais estabelecidas e as ações desencadeadas a partir disto nas dinâmicas da natureza e nos seus diversos elementos. Assim, é provocada uma reflexão sobre o papel dos futuros profissionais formados pela EACH como cidadãos. Ao longo dos anos, essa colaboração entre docentes de SMC envolveu ações integradas e a realização de atividades comuns, a partir da discussão de diretrizes programáticas comuns, da confecção ou aprimoramento da ementa da disciplina, e dos inúmeros debates que promovemos, com convidados, ou pelos diálogos em sessões de cine socioambiental em convênio com a Mostra Ecofalante, ou com a Sala Crisantempo.

A chegada da pandemia de covid-19, em 2020, confirmou um ponto sempre debatido nas aulas da disciplina: diante de relações sociais predadoras e precarizadoras, colheríamos catástrofes socioambientais. E a pandemia nos colocou numa espécie de imersão, de curso intensivo das relações sociedade-ambiente-cidadania. As desigualdades sociais e econômicas, as discriminações, os debates sobre as ciências, o negacionismo, os desequilíbrios ecossistêmicos, as mortes, os contágios, a solidariedade, a desfaçatez e o menosprezo, assim como o senso de coletividade, entre muitos outros, foram valores e discussões que afloraram e sucumbiram ao longo do período em que estivemos confinados.

Essa condição impôs aos docentes e bolsistas do Programa de Atração e Retenção de Talentos (PART/USP), que ministravam SMC, um planejamento comum  e integrado tendo como polo gerador a pandemia da covid-19. Dele resultaram as duas edições especiais da disciplina promovida em 2020 e 2021, e aquela que será oferecida em 2022. Foi estabelecido um programa único em que cada docente, a partir de seus temas de interesses e pesquisas mais especializadas, pudesse contribuir com a construção dessa abordagem ampliada de SMC. Essas contribuições correspondem aos capítulos que compõem o livro ora lançado, que registra a memória dessas edições especiais da disciplina. Originalmente os temas foram apresentados como videoaulas produzidas pelos docentes e bolsistas PART, com auxílio de alunos/as de pós-graduação, igualmente bolsistas do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE/USP).

A riqueza dos debates, o tratamento e a profundidade de reflexões proporcionados pelas videoaulas e pelos textos, além de sessões comuns realizadas em alguns sábados,  estimularam os autores a registrar a memória de tudo isso e organizar o livro. A preocupação foi não só em pintar o quadro socioambiental, já catastrófico – e a pandemia é prova dessa condição –, mas sugerir também a reflexão sobre caminhos e soluções. A versão impressa da obra será lançada em evento que ocorrerá no mês de setembro.

Serviço:

Título: Sociedade, Meio Ambiente e Cidadania em Tempos de Pandemia

Autores: Ana Paula Fracalanza, André Felipe Simões, Carla Morsello, Cristina Adams, Luciana Gomes de Araujo, Marcos Bernardino de Carvalho, Pedro Henrique Campello Torres, Sílvia Helena Zanirato, Sylmara Gonçalves Dias

Financiamento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)