Mônica Yassuda e Ricardo Uvinha presidem primeira sessão da Congregação como diretora e vice-diretor da EACH

Postado em 02 de fevereiro de 2018

Na manhã desta sexta-feira foi realizada a 72ª sessão extraordinária da Congregação, a qual foi marcada pela apresentação oficial da professora Mônica Sanches Yassuda e do professor Ricardo Ricci Uvinha como diretora e vice-diretor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH/USP).

Diante dos membros da Congregação, a nova diretora e o vice-diretor presidiram a sessão que elegeu os presidentes e vice-presidentes das Comissões Estatutárias da Escola. A professora Mônica passou a exercer a função de diretora no dia 30 de janeiro e o professor Ricardo assume a vice-diretoria nesta sexta-feira, dia 2 de fevereiro. A nova gestão possui mandato até 2022.

A eleição para a escolha da diretoria da EACH ocorreu em 9 de novembro de 2017. Os professores foram eleitos com 63 votos do Colégio Eleitoral, de um total de 101 votantes.

Mônica Sanches Yassuda é Bacharel em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1988), mestrado (1994) e doutorado (1999) em Psicologia do Desenvolvimento Humano pela Universidade da Flórida (EUA), Livre Docente pela EACH/USP (2011), Professora Titular (2017). Ensina e pesquisa temas relacionados à neuropsicologia do envelhecimento, como marcadores cognitivos para a detecção precoce das demências e a eficácia das intervenções cognitivas.

A professora é bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq desde 2010. Orientadora do programa de Pós-Graduação em Gerontologia da EACH USP e da UNICAMP e em Neurologia da Faculdade de Medicina da USP. Mantém parceria em pesquisas com a Universidade de Edimburgo, Universidade Heriot Watt, Universidade de East Anglia e Universidade de Pádova.

Ricardo Ricci Uvinha é natural de São Paulo (SP), Licenciado Pleno em Educação Física na FEFISA (1990), fez Mestrado na FEF/Unicamp (1997), Doutorado na ECA/USP (2003), Pós-Doutorado na Griffith University/Australia (2004). Livre-Docente pela EACH/USP (2008), obteve progressão na carreira para Professor Associado 2 (2013). Com experiência de 26 anos de docência no magistério em nível superior, é atualmente professor da graduação em Lazer e Turismo e docente/orientador permanente dos programas de pós-graduação em Ciências da Atividade Física e em Turismo da EACH/USP.

Com pesquisas desenvolvidas nos campos da Educação Física/Esportes e do Lazer/Turismo, atuou como membro do corpo diretivo de associações científicas temáticas nacionais e internacionais. Entre os prêmios recebidos, destaca-se a primeira colocação no Prêmio de Excelência em Docência da Universidade de São Paulo, recebido pela Pró-Reitoria de Graduação da USP (2013), e o reconhecimento como Primeiro Professor Contratado da EACH USP em homenagem recebida pela Comissão EACH 10 anos (2015).

Primeira reunião da Congregação da nova diretoria