Mônica Yassuda e Ricardo Uvinha presidem primeira sessão da Congregação como diretora e vice-diretor da EACH

Postado em 02 de fevereiro de 2018

Na manhã desta sexta-feira foi realizada a 72ª sessão extraordinária da Congregação, a qual foi marcada pela apresentação oficial da professora Mônica Sanches Yassuda e do professor Ricardo Ricci Uvinha como diretora e vice-diretor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH/USP).

Diante dos membros da Congregação, a nova diretora e o vice-diretor presidiram a sessão que elegeu os presidentes e vice-presidentes das Comissões Estatutárias da Escola. A professora Mônica passou a exercer a função de diretora no dia 30 de janeiro e o professor Ricardo assume a vice-diretoria nesta sexta-feira, dia 2 de fevereiro. A nova gestão possui mandato até 2022.

A eleição para a escolha da diretoria da EACH ocorreu em 9 de novembro de 2017. Os professores foram eleitos com 63 votos do Colégio Eleitoral, de um total de 101 votantes.

Mônica Sanches Yassuda é Bacharel em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1988), mestrado (1994) e doutorado (1999) em Psicologia do Desenvolvimento Humano pela Universidade da Flórida (EUA), Livre Docente pela EACH/USP (2011), Professora Titular (2017). Ensina e pesquisa temas relacionados à neuropsicologia do envelhecimento, como marcadores cognitivos para a detecção precoce das demências e a eficácia das intervenções cognitivas.

A professora é bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq desde 2010. Orientadora do programa de Pós-Graduação em Gerontologia da EACH USP e da UNICAMP e em Neurologia da Faculdade de Medicina da USP. Mantém parceria em pesquisas com a Universidade de Edimburgo, Universidade Heriot Watt, Universidade de East Anglia e Universidade de Pádova.

Ricardo Ricci Uvinha é natural de São Paulo (SP), Licenciado Pleno em Educação Física na FEFISA (1990), fez Mestrado na FEF/Unicamp (1997), Doutorado na ECA/USP (2003), Pós-Doutorado na Griffith University/Australia (2004). Livre-Docente pela EACH/USP (2008), obteve progressão na carreira para Professor Associado 2 (2013). Com experiência de 26 anos de docência no magistério em nível superior, é atualmente professor da graduação em Lazer e Turismo e docente/orientador permanente dos programas de pós-graduação em Ciências da Atividade Física e em Turismo da EACH/USP.

Com pesquisas desenvolvidas nos campos da Educação Física/Esportes e do Lazer/Turismo, atuou como membro do corpo diretivo de associações científicas temáticas nacionais e internacionais. Entre os prêmios recebidos, destaca-se a primeira colocação no Prêmio de Excelência em Docência da Universidade de São Paulo, recebido pela Pró-Reitoria de Graduação da USP (2013), e o reconhecimento como Primeiro Professor Contratado da EACH USP em homenagem recebida pela Comissão EACH 10 anos (2015).

Primeira reunião da Congregação da nova diretoria
Email this to someoneShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInPrint this pagePin on PinterestShare on Tumblr