NUO apresentará “Cânticos dos Imigrantes: uma ópera verbatim”

Postado em 02 de maio de 2019

O NUO Ópera Laboratório, sempre explorando dramaturgias para novas possibilidades para o gênero da ópera, traz pela primeira vez no mundo uma ópera verbatim. A temática escolhida pelo NUO-OperaLab voltou-se para a imigração, especialmente para as histórias das pessoas imigrantes que decidiram viver no Brasil.

O teatro verbatim é uma forma de teatro documentário, no qual a dramaturgia é construída a partir de depoimentos reais, na maioria das vezes gravados, e que são reproduzidos fielmente pelos atores e atrizes, palavra por palavra (significado da palavra latina verbatim). Esse gênero de teatro surgiu na Inglaterra nos anos 90 e tem conquistado cada vez mais espaço no meio teatral.

Para a realização desse trabalho artistas que integram a companhia coletaram depoimentos de imigrantes que vieram de diferentes lugares para o Brasil, em diferentes períodos. A escuta e a edição destes discursos unidas às musicas selecionadas compõem a dramaturgia deste espetáculo. As obras musicais que se intercalam a cada depoimento são de diferentes origens e idiomas, desde canções em espanhol, francês até aquelas compostas e interpretadas em iorubá, tcheco e aramaico. Esse é um espetáculo que emociona e, ao mesmo tempo, provoca importantes reflexões, especialmente neste período em que vivemos.

Criado em 2004, o NUO Ópera Laboratório é dirigido por Paulo Maron e conta com a participação da professora da EACH, Marília Velardi, além de outros membros da comunidade USP.

Cânticos dos Imigrantes: uma ópera verbatim

Direção e dramaturgia – Paulo Maron

Elenco: atores e músicos integrantes do NUO-OperaLab/camerata NUO.

Dias e horários:

18 de maio – Sábado – 20h

19 de maio – Domingo – 19h

Ingressos: sistema pague quanto achar que vale o espetáculo.

Local: Espaço Núcleo – Rua Belas Artes, 135 (estação Alto do Ipiranga do metrô)

60 lugares (é aconselhável fazer reserva com antecedência)

Nas redes sociais: Facebook e Instagram

 

 

*Com informações do NUO Ópera Laboratório