- Horários e Salas de Aula - 1° SEM-2025 - Atualizado em 26/11
- EACH recebe Prêmio Alumni USP 2024
- Diretor da EACH participa de compromissos acadêmicos na Rússia e promove cooperação internacional
- Diretor da EACH representa a Escola em seminário na Etiópia para discutir atividade física, saúde e lazer
- Ex-aluna da EACH tem artigo selecionado para publicação entregue na cúpula do G20 no Brasil
Observatório de Atividades Educativas em Saúde da EACH amplia rede internacional com atividades na Espanha
Postado em 08 de novembro de 2024
Entre os dias 22 de setembro e 23 de outubro de 2024, a professora Eunice Almeida da Silva da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP) participou de uma série de atividades de internacionalização na Universidad de Salamanca, na Espanha. A iniciativa tem como objetivo central fortalecer a rede internacional do projeto “Observatório de Atividades Educativas para Profissionais dos Sistemas Públicos de Saúde”, do qual a professora Eunice é coordenadora, voltado para o monitoramento e a avaliação da formação de profissionais de saúde na Atenção Básica.
O Observatório é fruto de uma colaboração firmada em 2020 entre a EACH/USP e a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, com o propósito de monitorar e avaliar a formação permanente dos profissionais de saúde das seis Coordenadorias Regionais de Saúde de São Paulo. Em 2021, o projeto alcançou dimensão internacional com a aprovação da Fundación Carolina, na Espanha, para expansão na província de Jaén, em parceria com a Universidad de Jaén (UJA). A partir disso, foram realizadas atividades em Jaén, com o intuito de conhecer e discutir indicadores para monitoramento e avaliação da educação permanente em saúde.
Essa etapa foi bem-sucedida e resultou em um convênio formalizado em 2022 entre a EACH/USP e a UJA, permitindo a continuidade do projeto e possibilitando intercâmbios acadêmicos entre estudantes e docentes, além da realização de eventos conjuntos. Em 2023, o I Encontro Internacional sobre Avaliação e Monitoramento em Educação Permanente em Saúde, promovido pelo Observatório, reuniu gestores da rede de Atenção Primária de São Paulo e docentes estrangeiros, incluindo professoras da UJA.
Durante a mais recente atividade na Universidad de Salamanca, foram realizadas reuniões para coleta de dados do projeto, visando adequá-lo ao contexto específico dos serviços de saúde e da formação em Enfermagem na universidade espanhola. Além disso, uma possível nova parceria foi estabelecida com a Universidad de Cádiz, que demonstrou interesse em integrar a rede internacional do Observatório e desenvolver o projeto entre 2025 e 2026.
Esse trabalho em rede busca não apenas fortalecer as trocas acadêmicas, mas também contribuir para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, com ênfase no ODS-3, referente à Saúde e Bem-Estar. A experiência de internacionalização do Observatório, que já integra publicações e eventos, reflete o compromisso da USP com a formação de profissionais de saúde qualificados e o desenvolvimento de políticas de saúde sustentáveis e globais.