Oficina gastronômica de culinária síria fez parte da programação da “Semana de Lazer e Turismo – Debatendo Tendências”

Postado em 24 de setembro de 2019

No último dia 11 de setembro, durante a Semana de Lazer e Turismo, organizada pelo DALAZ (Diretório Acadêmico de Lazer e Turismo) em parceria com  projeto de cultura extensão “Mobilidades e diásporas contemporâneas: Reflexões e Práticas de Reintegração Social de Refugiados em São Paulo”, coordenado pelo professor Thiago Allis, aconteceu mais uma oficina gastronômica de culinária síria, incentivando os alunos a conhecerem mais da cultura árabe.

A oficina foi conduzida por Fátima Ismail, refugiada Curda,  que apresentou o seguinte cardápio aos participantes: Pão Curdo, Babaganuch e Zaatar. Através da culinária os participantes puderam conhecer um pouco da história da cultura árabe e da vivência de Fátima que encontrou no Brasil uma oportunidade de recomeçar a vida.

Ela chegou ao Brasil em 2014 e morou por alguns meses em Parelheiros, quando começou a fazer o pão sírio, logo depois mudou-se para a Vila Guaraciaba onde possui uma padaria ao lado de sua residência. Ela relata “com uma família de sete pessoas, o pão francês da padaria do lado pesava muito no orçamento, sendo que o pão  sírio possui um custo muito baixo”. Seu pão fez tanto sucesso que ela enxergou na culinária além da renda,  uma forma de proporcionar às pessoas novas experiências e manter viva a sua cultura.

A equipe de bolsistas (Barbara Cardoso, Eliane Nunes, Jeyfison Marcineiro, Kevin Lima e Sara Sulamita) do projeto de cultura e extensão se sentiram extremamente lisonjeados por conseguirem juntamente com Fátima trazer para o âmbito acadêmico mais uma oficina gastronômica e, através dela,  abordar  um tema atual e relevante não só para o estudantes de Lazer e Turismo, mas também para a sociedade como um todo, visto que a oficina foi aberta ao público em geral.