“Os Caminhos da bola pelas estradas de São Paulo” é o título de livro lançado por professor da EACH

Postado em 10 de novembro de 2017

“Os Caminhos da bola pelas estradas de São Paulo” é o título do livro que acaba de ser publicado no portal de livros abertos da USP. A obra é de autoria do professor , do curso de Educação Física e Saúde da EACH.

O livro traz diversas informações sobre o desenvolvimento dos clubes de futebol no Estado de São Paulo no final do século XIX até meados do século XX. Ele pode ser baixado gratuitamente através do Portal de Livros Abertos da USP.

Mais informações sobre o livro: “Os caminhos da bola pelas estradas de São Paulo”

O livro convida o leitor para caminhar por um período específico da história de São Paulo, buscando jogos de futebol na intenção de observar sua construção, os agentes envolvidos e a evolução do esporte no tempo. Este trabalho tem como objetivo analisar o desenvolvimento dos clubes de futebol no Estado de São Paulo no final do século XIX até meados do século XX. A obra discute os contornos históricos do surgimento dos clubes de futebol e o processo de disseminação da modalidade pelos meios de transporte. Trata-se, segundo leitura de Boris Fausto, de buscar interpretar esse fascínio, excitação, obsessão, ilusão que o futebol ritualiza, por meio das palavras.