Participe das sextas dançantes na EACH

Postado em 09 de março de 2016

A partir do mês de março, a Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH/USP) oferece a todos os alunos, professores e funcionários uma vivência do mundo das danças por meio de oficinas específicas de um ou mais estilos. As aulas ocorrem sempre às sextas-feiras, das 17h às 18h30, na sala de dança do ginásio. Todas as oficinas são abertas e não é necessário fazer inscrição para participar.

O objetivo deste projeto é vivenciar, não somente as técnicas de dança, mas também conhecer um pouco do contexto histórico, suas características e tentar utilizá-las em um processo de consciência corporal. A ideia central da atividade é oferecer um momento de descontração.

As sextas dançantes acontecerão até o final de junho. A primeira aula foi realizada no dia 4 de março, com o tema Popping e Locking. Confira a seguir os temas e as datas das próximas oficinas:

Março –  Mês do Hip Hop: história, características e estilos

11/03:Waacking e house dance

18/03: Krump, Hip Hop e batalha com os estilos

Abril – Do clássico ao contemporâneo

1/04: Balé

8/04: Jazz e moderna

15/04: Contemporâneo

29/04: Sentindo as diferenças

Maio – Percebendo a dança a dois ( não é necessário ir em casal)

6/05: Bolero, gafieira e zouk: bases semelhantes, danças diferentes. (Convidado especial: Lindon S. Guimarães)

13/05: Sambas: samba rock, gafieira e pagode – mesma música, diferentes danças.

20/05: Forró, vanera e sertanejo: estilos e diferenças.

27/05: Revisão: baile de dança de salão.

Junho – Danças tradicionais

3/06: Danças circulares

10/06: Dança afro (Convidada especial: Solange Ferreira)

17/06: Danças folclóricas do Brasil (Convidado especial: Luiz Henrique da Silva)

24/06: Festa junina: proposta de quadrilha com músicas variadas, buscando contemplar os ritmos trabalhados durante o semestre. Forma-se a tradicional roda da quadrilha, com pares, não necessariamente homem e mulher, inicia-se com música de festa junina e quando a música parar coloca-se outro ritmo e as pessoas dançam como quiserem.

Este projeto conta com a participação da professora Cristina Landgraf Lee, do curso de Educação Física e Saúde (EFS),  da educadora Joana Paula de Barros e dos estagiários Aline Maria Santos, Ana Catarina Araújo, Anderson Landim, Débora Galdino, Emily Pimenta, Eric Rabelo, Guilherme Hirata, Kimberly Bueno, Lucas Toledo, Nicolas Fraga e Vanessa Serafim.

A promoção da dança é apenas um dos projetos realizados pelo grupo, que já comandou diversas atividades na Escola ligadas à saúde e ao bem-estar da comunidade eachiana como, por exemplo, pilates, yoga, corrida, flexibilidade, atividades de academia, lutas, ginástica laboral e o grupo de caminhada.