Pesquisa da EACH analisa questões psicológicas e culturais da população de Baependi relacionadas à forma de dormir

Postado em 22 de setembro de 2020

Estudo desenvolvido pela EACH/USP com a população de Baependi, pequena cidade localizada em Minas Gerais, mostra que as questões psicológicas e culturais associadas à forma de dormir tem correspondentes fisiológicos.

Com colaboração do InCor/USP e da Universidade de Surrey, na Inglaterra, a pesquisa “Early chronotype with advanced activity rhythms and dim light melatonin onset in a rural population” tem coordenação do professor Mario Pedrazzoli Neto, do curso de Gerontologia da EACH, e foi recentemente publicada na revista científica Journal of Pineal Research.

De acordo com os resultados obtidos pelo estudo, o comportamento de dormir e acordar cedo na cidade está associado à hora do dia em que o hormônio Melatonina é secretado pela glândula Pineal. 

“O hormônio Melatonina é uma espécie de marcador da noite no corpo e no estudo mostra-se que a população de Baependi começa a secretar este hormônio muito cedo, logo depois que o sol se põe”, explica o professor Mario Pedrazzoli, destacando que a causa da secreção precoce deste hormônio está associada ao fato da população ter alta exposição à luz durante o dia e baixa exposição à noite. Por se tratar de uma cidade pequena, as pessoas possuem o hábito de andar a pé durante o dia, ficando, dessa forma, expostas ao sol.

Segundo o professor, a grande descoberta do estudo “foi mostrar que o padrão de sono com horários muito antecipados quando comparados com as grandes cidades está associado com a secreção antecipada do hormônio que marca a noite em nossos corpos, ou seja, a melatonina”.

Acesse o estudo completo.

 

Mais informações:

Professor Mario Pedrazzoli Neto – E-mail: pedrazzo@usp.br