Pesquisa da EACH é publicada em um dos jornais científicos mais citados do mundo

Postado em 01 de outubro de 2020

A Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH/USP) teve recentemente uma pesquisa publicada na Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America (PNAS), um dos periódicos multidisciplinares científicos mais importantes e citados do mundo.

Intitulado “A global view on how local muscular fatigue affects human performance”, o artigo apresenta um estudo realizado com seres humanos saudáveis submetidos à fadiga muscular aguda. Nele “são utilizadas redes neurais artificiais para identificar como a fadiga num determinado grupo muscular altera o desempenho motor em partes do corpo distantes de onde ocorreu a fadiga”, explica o professor Ulysses F. Ervilha, do Laboratório de Ciências da Atividade Física – LabCAF da EACH.

O professor é um dos autores da pesquisa, a qual ainda conta com mais representantes da EACH. Além de Ulysses, há mais dois autores que são membros do LabCAF: Márcio F. Goethel (Pós-Doc.) e Cayque Brietzke (egresso do mestrado em Ciências da Atividade Física).

De acordo com o professor, o estudo teve como principal conclusão que “a fadiga muscular numa determinada parte do corpo acarreta diminuição de desempenho motor em outras regiões, mesmo que distantes do local da fadiga”.

O desenvolvimento da pesquisa foi possível graças à colaboração nacional e internacional entre USP (EACH – LabCAF), UNESP (Laboratório de Biomecânica) e Universidade do Porto – Portugal (Laboratório de Biomecânica – LABIOMEP). São também autores do estudo Mauro Gonçalves (UNESP); Adalgiso C. Cardozo (UNESP); e João P. Vilas-Boas (Universidade do Porto).