Pesquisa da EACH recebe menção honrosa na mais importante conferência sobre Interação Humano-Computador do mundo

Postado em 19 de maio de 2023

O artigo “Analyzing Accessibility Reviews Associated with Visual Disabilities or Eye Conditions” publicado pelo grupo de pesquisa em acessibilidade digital coordenado pelo professor Marcelo Medeiros Eler recebeu menção honrosa na maior e mais importante conferência sobre Interação Humano Computador do mundo, a ACM CHI Conference on Human Factors in Computing Systems, que aconteceu na cidade de Hamburgo – Alemanha, entre os dias 23 e 28 de abril de 2023. O artigo é resultado dos trabalhos de doutorado de Alberto Dumont Alves de Oliveira e Paulo Sérgio Henrique Dos Santos do Programa de Pós-graduação em Sistemas de Informação (PPgSI) da EACH-USP, orientados pelo professor Marcelo Medeiros Eler, e com a colaboração de Wilson Estécio Marcílio Júnior (Unesp), Danilo Medeiros Eler (Unesp), e Wajdi Aljedaani (UNT-EUA).

Neste artigo, os pesquisadores identificaram avaliações publicadas na loja de aplicativos do Android (Google Play Store) que estão relacionadas a alguma deficiência ou condição visual dos usuários. Essas avaliações relatam problemas de acessibilidades que impedem ou dificultam usuários a perceber, entender ou operar uma aplicação móvel. A análise dessas avaliações mostrou quais são os principais problemas enfrentados por pessoas com deficiência visual ao utilizar um aplicativo e quais são os principais recursos de interfaces e de interação associados aos problemas relatados. Os resultados deste artigo são evidências de que interfaces e interações que não são projetadas para serem inclusivas afetam severamente a vida de muitos usuários em diversas dimensões.

Adicionalmente, os resultados mostram que muitos usuários preocupam-se em detalhar suas condições físicas para deixar claro para desenvolvedores e organizações de que os problemas que eles relatam não são apenas questões de preferência ou sugestões de novas funcionalidades, e sim barreiras digitais que os impedem de utilizar de forma plena e autônoma os produtos e serviços eletrônicos que atualmente permeiam quase todas as interações humanas. Infelizmente, o número de avaliações em que os usuários relatam em detalhes os problemas enfrentados em decorrência de alguma deficiência ainda é muito escasso, o que pode levar a organizações a classificar as melhorias requeridas como algo de baixa prioridade. Considerando o número de pessoas com deficiência visual no Brasil e no mundo que encontram barreiras de acessibilidade no ambiente digital, espera-se que os usuários apropriem-se dos mecanismos de interação com desenvolvedores e organizações para exigirem seus direitos que inclusive são garantidos por lei.

Os detalhes de como o estudo foi conduzido e os resultados obtidos estão no artigo completo que está publicado e disponível neste link.

O artigo também está dentro do contexto do projeto da FAPESP “Análise de avaliações de acessibilidade digital publicadas na Google Play Store associadas a deficiências visuais”.

Se você tem interesse em conhecer mais sobre o assunto ou deseja colaborar com o professor Marcelo Medeiros Eler e seu grupo de pesquisa em acessibilidade digital, basta entrar em contato usando este endereço de e-mail: marceloeler@usp.br.