Pesquisa da EACH se destaca em conferência internacional sobre teste de software

Postado em 19 de abril de 2021

Estudo realizado por professor e alunos da EACH/USP foi premiado como melhor artigo durante a “International Conference on Software Testing (ICST)”, um dos maiores eventos de teste de software.

A pesquisa “Sobre a relação de subsunção no teste de fluxo de dados” tem como objetivo prático reduzir os custos para testar software. “O teste de fluxo de dados é efetivo para detectar a presença de defeitos em programas, mas ele demanda muitos recursos. Nossa pesquisa mostrou que utilizando a relação de subsunção entre os requisitos de teste podemos reduzir significativamente os custos desse tipo de teste”, explica o professor Marcos Chaim, do curso de Sistemas de Informação da EACH.

Conduzida durante o afastamento do professor para a George Mason University (GMU), Virginia, nos Estados Unidos, a pesquisa contou com “Bolsa de Pesquisa no Exterior” da FAPESP (Processo 2019/21763-9). O estudo sobre a redução de custos para testar software foi feito pelo professor da EACH, pelo aluno Mario Concilio Neto e egresso Roberto Paulo Andrioli de Araújo, ambos do mestrado do Programa de Pós-graduação em Sistemas de Informação (PPgSI), além dos pesquisadores Jeff Offutt e Kesina Baral, da GMU.