Pesquisa usa técnicas computacionais na descoberta de substâncias para novos medicamentos

Postado em 19 de setembro de 2016

Serão divulgadas periodicamente e de forma objetiva as informações sobre as pesquisas realizadas por professores e alunos da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH/USP). O trabalho de divulgação é feito em parceria com a Comissão de Pesquisa (CPq) da EACH e tem como objetivo facilitar o acesso aos temas das pesquisas desenvolvidas na unidade. Em breve, as informações poderão ser encontradas também no site da Comissão de Pesquisa, formando um banco de dados.

Confira a seguir as informações descritas pela própria pesquisadora Káthia Maria Honório, professora do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, que busca por meio de técnicas computacionais a descoberta de substâncias para novos medicamentos.

Tema da pesquisa: Química Medicinal Computacional

Objetivos da pesquisa: Uso de técnicas computacionais para auxiliar o processo de descoberta e planejamento de novos candidatos a medicamentos.

Quando a pesquisa se iniciou: Minha formação desde a pós-graduação está direcionada a essa linha de pesquisa e na EACH foi possível ampliar e consolidar os projetos na área de química medicinal computacional.

Breve resumo sobre a pesquisa:  Em nosso grupo de pesquisa, empregamos métodos computacionais para entender as bases moleculares envolvidas no desenvolvimento de doenças crônicas, como diabetes e câncer. A partir de nossos estudos, é possível propor modificações moleculares em estruturas químicas já conhecidas de forma a planejar novas substâncias bioativas com melhor perfil biológico.

Resultados obtidos: Alguns resultados bastante interessantes já foram obtidos em projetos desenvolvidos em nosso grupo. Por exemplo, a partir de uma triagem virtual em base de dados contendo compostos disponíveis comercialmente, conseguimos descobrir algumas substâncias químicas com potencial atividade frente a alvos biológicos envolvidos no desenvolvimento de diabetes e câncer. Esses dados foram publicados em revistas científicas reconhecidas e pretendemos avançar em outras áreas, tais como avaliar propriedades farmacocinéticas e toxicidade, propor a síntese de novas substâncias e realizar outros testes biológicos.

Nomes dos docentes e alunos envolvidos com a pesquisa, além de agências de fomento:

Professoras Káthia Maria Honório e Patrícia Rufino.

Alunos envolvidos: Rafaela Molina, Simone Q. Pantaleão, Michell O. Almeida, Sheila C. Araujo, Vinícius G. Maltarollo, Jadson C. Gertrudes, Gabriel Almeida B. dos Santos.

Agências de fomento que contribuíram para o desenvolvimento dos projetos: FAPESP, CNPq, CAPES, USP, UFABC, L´Oreal/Academia Brasileira de Ciências/UNESCO.

• Quer saber mais informações sobre a pesquisa? Entre em contato com a professora Káthia Honório: kmhonorio@usp.br