- Confraternização marca o encerramento anual do Programa USP 60+ da EACH
- Pós-graduando da EACH é eleito uma das 50 personalidades nacionais da moda sustentável e participa de exposição no Itaú Cultural
- Edital Transferência Interna - Graduação - EACH - 2025
- Programa de Verão 2025
- Hub Lusófono, vinculado à EACH, marca presença no G20 Social no Rio de Janeiro
Pesquisadora da EACH representa o Brasil em programa internacional de liderança esportiva
Postado em 13 de novembro de 2024
Daiany França Saldanha, doutoranda no Programa de Mudança Social e Participação Política (ProMuSPP) da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP), foi escolhida para representar o Brasil no Global Sports Mentoring Program (GSMP) 2024. O programa, realizado pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos, visa capacitar lideranças esportivas de todo o mundo para promover inclusão, igualdade de gênero e impacto social, e ocorre entre 20 de outubro e 22 de novembro.
Saldanha, que também é mestra pelo ProMuSPP/EACH, está participando de uma série de atividades no GSMP, com reuniões e eventos de grande impacto na área esportiva global. Atualmente, em Cincinnati, ela é orientada pelas executivas Diane Cummins e Julie Eddleman, profissionais de renome com uma vasta experiência na P&G, sendo que Eddleman agora ocupa um cargo de liderança na DoubleVerify. Além de Cincinnati, Saldanha realizou visitas a organizações em Kansas City, St. Louis e Indianápolis, fortalecendo sua rede de contatos e ampliando a troca de conhecimentos.
Com quase duas décadas de experiência em projetos sociais e esportivos, a pesquisadora utiliza o GSMP para desenvolver um Plano de Ação alinhado a sua pesquisa de doutorado, sob orientação do professor Douglas Roque Andrade. Seu projeto visa descentralizar recursos para iniciativas esportivas em áreas periféricas e no interior do Brasil, promovendo o acesso ao esporte em regiões que muitas vezes carecem de suporte e infraestrutura.
Saldanha também vê a Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027, que será realizada no Brasil, como uma oportunidade para impulsionar a participação feminina no esporte e incentivar a presença de mulheres em posições de liderança esportiva.
“É uma honra representar o Brasil e apresentar o trabalho que estamos realizando com o apoio do ProMuSPP. Estou certa de que juntos, a Academia e outros setores da sociedade, conseguiremos mudar o futuro do esporte no nosso país”, declara Daiany.
A participação da pesquisadora no GSMP exemplifica o impacto da EACH/USP em formar lideranças comprometidas com a transformação social e com a inclusão no esporte, reafirmando a missão da universidade de contribuir para um futuro mais igualitário e diverso.