Presidente do Ibama participa de banca de mestrado na EACH

Postado em 01 de novembro de 2017

No mês de outubro a EACH/USP recebeu a presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Suely Mara Vaz Guimarães de Araújo, para uma banca de defesa de dissertação de mestrado do programa de pós-graduação em Sustentabilidade.

“Sabíamos que a agenda dela como atual presidente do Ibama é muito corrida e com vários compromissos. Mas, felizmente, ela nos respondeu rapidamente e confirmou o interesse em participar da banca. E apesar da possibilidade de utilizar o recurso de videoconferência, ela fez questão de participar presencialmente, deslocando-se de Brasília até a EACH”, afirma o aluno Flávio Bordino Klein, que realizou a defesa da dissertação.

Ele foi orientado pela professora Sylmara Gonçalves Dias e seu trabalho teve como tema a análise da correlação dos arranjos institucionais municipais das políticas de resíduos sólidos urbanos e a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Com o título Por dentro da caixa preta das políticas municipais de resíduos sólidos urbanos: os arranjos institucionais e a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos”, a dissertação apresentada usou pesquisa bibliográfica, análise de leis e documentos oficias, entrevistas, registros fotográficos e também estudos de caso em Salesópolis, Mogi das Cruzes e São Paulo.

​Antes de ocupar o cargo de presidente do Ibama, a professora Suely foi consultora legislativa da Câmara dos Deputados e acompanhou toda a tramitação do projeto de lei iniciado em 1989 que desembocou na Política Nacional de Resíduos Sólidos, aprovada em 2010. “Dentre as sugestões e comentários feitos pela professora Suely, um dos apontamentos que ela enfatizou no meu trabalho foi a importância da militância política dos movimentos dos catadores de materiais recicláveis durante a tramitação dessa lei e que eu preciso ressaltá-la na minha dissertação”, destaca Flávio, que agora realiza os ajustes finais na versão corrigida de seu trabalho.

Além de Suely Araújo, participaram da banca da defesa de dissertação as professoras Sylmara Gonçalves Dias (orientadora/presidente) e Sônia Seger Mercedes, e o professor Fernando de Souza Coelho. A banca tinha como suplentes os professores Edson Sadao Ii​zuka, Cristiane Kerches da Silva Leite e Sonia Regina Paulino.