Professor da EACH é eleito presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo – ANPTUR

Postado em 29 de setembro de 2020

No último dia 28 de setembro, o professor Alexandre Panosso Netto, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Turismo da EACH/USP, foi eleito presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo – ANPTUR, para um mandato de dois anos.

A ANPTUR foi fundada em 2002 e, segundo seu estatuto, “é entidade que congrega as instituições brasileiras que mantêm programas de pós-graduação stricto sensu em Turismo, Hospitalidade e áreas afins, com oferta regular de cursos stricto sensu de mestrado e/ou doutorado, reconhecidos e recomendados pelos órgãos oficiais competentes.”

De acordo com o professor Alexandre Panosso, “a nova diretoria está empenhada na melhoria permanente da pós-graduação em turismo, hospitalidade e áreas afins no Brasil. O foco é lutar pela valorização e fortalecimento do conhecimento científico produzido pelos programas stricto sensu da área.”

Além de representar os interesses dos programas e membros associados, a ANPTUR realiza, desde 2005, seu Seminário Científico, que este ano está em sua XVII edição e será em formato virtual, de 2 a 4 de dezembro. “O tema do seminário de 2020 é ‘Impactos da Pesquisa e da Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade na Sociedade’. Escolhemos esse tema porque reconhecemos que a ciência brasileira está sofrendo ataques e é necessário analisarmos e evidenciarmos as boas práticas e os resultados positivos que temos alcançado no meio científico do turismo, hospitalidade e outras áreas semelhantes no Brasil”, afirmou o professor Alexandre Panosso.

Outro importante serviço prestado à comunidade científica pela ANPTUR é a publicação da Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo (RBTUR), que é publicada desde 2007 e se configura na atualidade como o periódico científico de turismo publicado na América Latina de maior impacto. É importante destacar que o editor da RBTUR há três anos é outro docente do Programa de Turismo da EACH, o professor Glauber Eduardo de Oliveira Santos.

“Em 2020 o setor de turismo foi um dos mais afetados pela pandemia de COVID-19. O fluxo turístico mundial praticamente parou e o setor teve que usar de inovação e alta tecnologia para não sucumbir à crise econômica. É necessário lembrar que a ciência é a base para tal inovação e tecnologia, e é justamente neste ponto que muitos programas de pós-graduação em turismo, hospitalidade e áreas afins no Brasil atuam. É aqui que a ANPTUR tem também um papel relevante: apoiar o desenvolvimento da ciência neste campo de investigação”, concluiu o professor Panosso.