Professor da EACH é premiado na 58ª edição do Prêmio Jabuti

Postado em 30 de novembro de 2016

O professor José Carlos Garcia Durand, do curso de pós-graduação em Estudos Culturais da EACH, conquistou o terceiro lugar na 58ª edição do Prêmio Jabuti, na categoria “Comunicação”, com o livro “Incômodos Best-Sellers, USA: Publicidade, Consumo e seus Descontentes“, Edusp 2015.

A obra narra a trajetória de formação e consolidação da publicidade nos Estados Unidos, permeada por conflitos não resolvidos, alguns de desconcertante atualidade, nas oscilações intermináveis do pêndulo político-ideológico entre forças do mercado e do governo.

De acordo com o professor, “é um livro que condensa controvérsias e temores que se desencadearam nos EUA, ao longo de mais de um século, a começar do pós-guerra civil (1870), em torno das consequências de toda ordem provocadas por um novo modelo de industrialização capitalista: aquela centrada na incessante introdução de novos bens de consumo”.

O professor José Durand considera que o prêmio é “razão de muita alegria”, e destaca que “pensando na eleição de Trump, o livro ajuda a se entender a dimensão e a força dos sonhos nacionais de prosperidade e pujança que agora ameaçam virar pesadelo para todo o mundo”.

A premiação foi realizada no último dia 24 de novembro no auditório do Ibirapuera, em São Paulo. O prêmio Jabuti  é a mais importante premiação do mercado editorial brasileiro.

Outros professores da EACH também já foram agraciados pelo Prêmio Jabuti. Em 2012, Sandra Reimão, professora do curso de Marketing, ficou na 2ª colocação da categoria “Comunicação” com o livro “Repressão e resistência – censura a livros na ditadura militar” (EDUSP). O professor Alexandre Panosso Netto, do curso de Lazer e Turismo, conquistou com o livro “Turismo de Experiência” (Ed. Senac São Paulo) o segundo lugar na categoria “Turismo e Hotelaria” na edição de 2011. Já a professora Deusivânia Vieira da Silva Falcão, de Gerontologia, foi agraciada em 2011 pela publicação da obra “A Família e o Idoso: Desafios da Contemporaneidade” (Ed. Papirus), na categoria “Psicologia e Psicanálise”.