Professor da EACH fala sobre cronobiologia em programa da TV Cultura

Postado em 09 de novembro de 2017

O professor do curso de Gerontologia da EACH/USP, Mário Pedrazzoli Neto, participou na última semana do programa Panorama, da TV Cultura. O programa abordou as recentes descobertas sobre o relógio biológico, que renderam o prêmio Nobel de Medicina a três cientistas americanos.

Pedrazzoli falou sobre os estudos na área de cronobiologia e também sobre as dificuldades que o relógio biológico de cada pessoa tem para se adaptar a mudanças, entre as quais está o horário de verão.

Assista à participação do professor no programa:

O sono e os horários escolares

A premiação do Nobel de Medicina de 2017 está provocando uma série de discussões de como os relógios biológicos controlam nosso comportamento e saúde. Levando em consideração os estudos aprofundados da área de cronobiologia, a Associação Brasileira do Sono (ABS) divulgou, em seu XVI Congresso, um manifesto em apoio à mudança de horários escolares.

O documento foi elaborado pelos cronobiólogos presentes no evento, que ocorreu em Joinville, Santa Catarina, de 1 a 4 de novembro.

Confira o manifesto sobre o sono e a aprendizagem