Professor da EACH lança livro que mostra potencial turístico a explorar nas relações Brasil-Argentina

Postado em 03 de outubro de 2019

O professor e pesquisador da EACH/USP, Edegar Luis Tomazzoni, estará na Feira do Livro de Caxias do Sul (RS), dia 12 de outubro, às 17 h, para o lançamento do seu livro “Relações Turísticas Brasil-Argentina: Desafios e Oportunidades”, publicado pela EDUCS.  O convite a todos os interessados é do Reitor da Universidade de Caxias do Sul, professor Evaldo Antonio Kuiava.

Um dos objetivos do estudo foi entender as visões dos gestores públicos, dos empreendedores e dos líderes das organizações do turismo. O autor realizou 60 entrevistas com gestores, que atuam nas políticas públicas e nos projetos de mercado – representantes das Embaixadas, Ministérios do Turismo, Embratur, Inprotur, Cambras, UBA, Abear, Fohb, CNTur, Sidegetur, SPTuris, secretários municipais e operadores de viagens. As respostas dos entrevistados foram transcritas e sistematizadas em duas colunas, em que se mostram avanços e desafios, a fim de que se pense e se discutam as ações de cooperação e de marketing turístico.

Como ilustrações, para o Chefe da Embaixada do Brasil, Victor Kaminsky Martins, o Comitê Visite O Brasil, criado em 2001, com 27 empresas, em parceria com o Embratur, é referência para outros países, mas ainda falta avançar na coleta de dados, produção de estatísticas e indicadores sobre demandas e gastos.

Na visão do gerente da Uniworld Viagens, de Porto Alegre, Fabian Saraiva, “o Brasil seria o ‘colosso do turismo’, com muito patrimônio e diversidade a oferecer aos vizinhos, mas falta know how, ‘batemos cabeça’, não há interesse em atuar de forma organizada, falta foco e persistência”.

Para a diretora da Câmara de Comércio Argentino-Brasileira (Cambras), Analía Canale, o turismo é estratégico para a entidade, que apoia os destinos enoturísticos, os comerciantes brasileiros de vinhos e recebe missões universitárias. Constata-se, porém, que o interconhecimento dos povos brasileiro e argentino é insuficiente, e é preciso melhorar a qualidade no atendimento.

Outros procedimentos, como análises de relatórios, dossiês e matérias da imprensa complementaram a pesquisa. Entre os documentos, destaca-se o projeto “Rede de Cooperação Técnica para a Roteirização: Experiência do Brasil”, publicado em 2007, em parceria entre MinTur, Sebrae, Senac e Braztoa. Nas regiões Iguassu-Missiones, os locais reconhecidos pela Unesco como patrimônio Mundial da Humanidade foram destacados para o mapeamento de roteiros turísticos integrando os países do Mercosul.

Nesse cenário de proximidade geográfica e de certa distância psicológica, Brasil e Argentina mantêm, bilateralmente, relaciones intensas. Para os brasileiros, Buenos Aires é um dos mais interessantes destinos turísticos, em razão da gastronomia (boas carnes, bons vinhos) e das compras. Para os argentinos, as praias brasileiras são destinos preferidos de passeio e férias. Na balança turística internacional, os dois fluxos são os mais expressivos para ambas as economias.

Mesmo que a quantificação das visões dos atores mostre que os avanços (60%) sejam maiores que os problemas (40%), ainda há muito potencial a ser explorado. Em várias das abordagens discursivas dos entrevistados e das experiências em projetos, identifica-se que é importante envolver mais as universidades nas atividades e nas redes de turismo, fomentando os intercâmbios e os convênios acadêmicos também no Mercosul.