Professor da EACH lança podcast com informações sobre abelhas

Postado em 16 de julho de 2020

O professor Tiago Mauricio Francoy, do curso de Ciências da Natureza da EACH/USP, iniciou um novo projeto de podcast voltado exclusivamente para a divulgação de informações sobre abelhas.

Com episódios quinzenais sobre os mais variados aspectos das abelhas sem ferrão, os podcasts são chamados de Melipocast e resultam da parceria do professor com o grupo Meliponicultura.org. “O objetivo do Melipocast é trazer sempre conteúdo relevante sobre as abelhas nativas, unindo informações científicas confiáveis com a experiência dos meliponicultores que lidam com as abelhas no dia a dia”, explica Tiago Francoy.

De acordo com ele, a criação do podcast já era um desejo antigo do Meliponicultura.org e, devido ao período de distanciamento social, tornou-se uma das formas mais viáveis de se fazer divulgação científica de forma dinâmica.

“O Melipocast surgiu de uma mistura de vontade de falar de um tema tão querido a nós, que é o das abelhas, sua importância, criação e conservação com uma demanda da própria sociedade”, destaca o professor da EACH. “Os meliponicultores, criadores de abelhas sem ferrão, são uma categoria muito engajada e estão sempre interessados em buscar conhecimento sobre o assunto.”

Conheça a equipe que faz o Melipocast

Veja mais informações sobre o Melipocast

O grupo Meliponicultura.org é uma plataforma que visa agregar e potencializar projetos ligados a abelhas nativas, fomentando a atividade de meliponicultura enquanto promotora da sustentabilidade e  como ferramenta para a educação e conservação da biodiversidade. A plataforma promove e conecta projetos que fomentam a sustentabilidade nos domínios ambiental, social, cultural e econômico, tendo como eixo integrador as abelhas nativas, em especial as sem ferrão.