Professor da EACH participa de primeiro simpósio internacional sobre fragilidade pedagógica e resiliência

Postado em 19 de setembro de 2017

O professor do curso de  Licenciatura em Ciências da Natureza da EACH, Paulo Rogério Correia, teve importante participação no “The First International Symposium on Pedagogic Frailty and Resilience”, realizado na  University of Surrey, na Inglaterra. Este é o primeiro Simpósio Internacional sobre Fragilidade Pedagógica e Resiliência.

Durante o evento aconteceu o lançamento de um volume especial sobre o tema “Mapas Conceituais e Fragilidade Pedagógica”, editado pela Knowledge Management & E-learning, no qual o professor Paulo Correia foi o editor ao lado do professor Ian Kinchin, da University of Surrey. O material pode ser acessado aqui.

O Simpósio aconteceu no início do mês de setembro e contou com a presença de trinta pesquisadores que trabalham com o tema de desenvolvimento docente na Europa. O professor da EACH foi o único não britânico a participar do evento.

Livro

No início do ano o professor Paulo Correia, com a colaboração da aluna de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da USP, Joana Aguiar, escreveu um capítulo do livro “Pedagogic Frailty and Resilience in the University(Fragilidade Pedagógica e Resiliência na Universidade) intitulado “Profiling Pedagogic Frailty Using Concept Maps”. Joana pertence ao grupo de pesquisa Mapas Conceituais, que é sediado na EACH e tem o professor Paulo Correia como responsável.

De acordo com o professor, o capítulo “trata do uso de mapas conceituais para fazer a caracterização do perfil acadêmico do docente para a verificação da fragilidade pedagógica ou não no sistema universitário, que pode ser um departamento, uma unidade, ou uma universidade como a USP, por exemplo”.

Esta é a primeira obra em inglês sobre fragilidade pedagógica. Ainda não há previsão de lançamento do livro na língua portuguesa.