Professor da EACH recebe Prêmio Vale-Capes de Ciência e Sustentabilidade

Postado em 24 de março de 2015

O professor de Gestão Ambiental da EACH, André Felipe Simões, foi recentemente contemplado com o Prêmio Vale-Capes de Ciência e Sustentabilidade – Edição de 2014 por sua orientação em uma dissertação de mestrado defendida em 2013.

A premiação seleciona as melhores teses e dissertações no país que trazem ideias, soluções e processos inovadores para questões como redução do consumo de água e energia, redução de gases do efeito estufa, aproveitamento, reaproveitamento e reciclagem de resíduos e tecnologia socioambiental com ênfase no combate à pobreza. Os trabalhos vencedores estão divididos em quatro grupos temáticos, sendo que cada grupo conta com uma tese de doutorado e uma dissertação de mestrado premiadas.

O professor da EACH orientou a dissertação “Modelos de transição energética residencial e o acesso a serviços energéticos limpos: uma análise a partir de dois estudos de caso”, de Felipe de Albuquerque Sgarbi, aluno do Programa de Pós-graduação em Energia, do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da USP. O trabalho foi o mestrado selecionado na área de “Tecnologias socioambientais, com ênfase no combate à pobreza”.

De acordo com a Capes, os trabalhos premiados recebem passagem aérea e diária para o autor e orientador para que compareçam à cerimônia de premiação, que ocorrerá em abril de 2015; certificado de premiação a ser outorgado ao orientador e ao programa em que foi defendido o trabalho; certificado de premiação e troféu para autor; e auxílio equivalente a uma participação em congresso internacional para o orientador.

Para as dissertações de mestrado, há também bolsa para realização de doutorado em instituição nacional de até quatro anos para o autor e prêmio adicional pela Vale ao autor da dissertação, no valor de R$ 10 mil.