Professor da EACH lançará livro sobre sociologia ambiental

Postado em 29 de junho de 2022

O professor Cristiano Luis Lenzi, do curso de Gestão Ambiental da EACH/USP, lançará no mês de julho mais uma obra. O livro “Environmental Sociology”, da editora Rowman & Littlefield, estará disponível em breve nos Estados Unidos. O livro já foi publicado no Brasil, mas sua versão estrangeira carrega várias modificações e inclusões de informação.

Organizada em quatro capítulos, a obra analisa o encontro da sociologia com os temas ambientais contemporâneos, apresentando uma proposta para a sociologia ambiental e considerando os problemas que cercam o desenvolvimento sustentável, a modernização ecológica e a sociedade de risco.

De acordo com o professor, com o objetivo de oferecer um entendimento da questão ambiental contemporânea, “muitas áreas tradicionais das Ciências Sociais passaram a abordar a questão ambiental mais diretamente. Com isso, surgiram novas áreas de conhecimento e disciplinas. Sociologia ambiental é parte desse processo e seu surgimento ocorre em paralelo ao surgimento destas outras áreas de conhecimento”.

A motivação para escrever o livro partiu dos debates teóricos que se desenvolvem na Sociologia Ambiental ao redor de conceitos como modernização ecológica, desenvolvimento sustentável e sociedade de risco. O professor da EACH explica que esses conceitos são abordados separadamente e sua relação é pouco examinada, porém, no livro, há a apresentação desses “conceitos lado a lado de modo a produzir um tipo de diálogo intelectual entre eles”. Segundo ele, os conceitos são examinados em diferentes capítulos da obra, e comparados ao longo de todo o texto. “Com isso, busco desfazer e criticar certas ideias que existem na literatura sobre cada um deles.”