Professor de Harvard palestra na EACH sobre combate à corrupção

Postado em 10 de abril de 2017

Na última segunda-feira, dia 3 de abril, a EACH/USP recebeu o cientista político e professor de Harvard, Robert Rotberg, que ministrou a palestra How Leaders and Citizens Can Combat Corruption?, evento promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas. Um público de aproximadamente 170 alunos de graduação e pós-graduação do curso de Gestão de Políticas Públicas compareceu ao evento que abordou as principais questões sobre o combate à corrupção. Compuseram a mesa de debate os professores Cecília Olivieri (USP), Gabriela Breláz (Unifesp) e Gustavo Fernandes (FGV).

O cientista iniciou sua palestra falando sobre a soma exorbitante que é desviada pela corrupção anualmente, cerca de 1 trilhão de dólares. Rotberg citou também casos em que o combate à corrupção obteve grande sucesso como, por exemplo, em Hong Kong, Cingapura e Ruanda.

O professor explicou que apenas a punição aos políticos corruptos não é suficiente e que para existirem resultados concretos e eficazes, deve-se também instruir a sociedade, para que a mesma se conscientize sobre as más ações dos parlamentares e não apoie políticos corruptos. Robert afirmou que as sociedades devem se mobilizar para que os políticos desonestos sejam punidos, além de limitar parte do poder que lhes é dado, alterando leis que lhes concedem privilégios em casos de desvio de verba pública e pagamento e recebimento de propina. O cientista também exaltou o trabalho da justiça em casos de corrupção, salientando que bons juízes aplicam a lei, independentemente da natureza do transgressor.

Finalizando sua apresentação, o professor indagou a platéia sobre o pagamento e recebimento de propina, além de perguntar a opinião pessoal do público acerca da corrupção e afirmar que nenhum cidadão é a favor da corrupção em seu país.

Logo após a mostra, os professores que compuseram a mesa debateram sobre o tema e os alunos puderam tirar dúvidas sobre o assunto.

A palestra foi transmitida ao vivo pela plataforma IPTV da USP, permitindo com que mais de 150 pessoas acompanhassem a palestra à distância. Em breve, o Observatório Interdisciplinar de Políticas Públicas disponibilizará o vídeo da palestra na íntegra.

*Com informações do Observatório Interdisciplinar de Políticas Públicas (OIPP)