Professora da EACH organiza livro com o tema: Governança, qualidade da democracia e políticas públicas

Postado em 19 de junho de 2018

“Governança, qualidade da democracia e políticas públicas. Teoria e análise” é o título do livro organizado pela professora Marta Maria Assumpção Rodrigues, do curso de Gestão de Políticas Públicas da EACH, e lançado recentemente pela editora UFRJ.

O conceito de governança é discutido no livro pelos autores: Eduardo Marques, Elizabeth Balbachevsky, Fernando Abrucio, Fernando Filgueiras, Francisco Gaetani, Jorge Vargas Cullell, Marta M. Assumpção Rodrigues, entre outros.

Confira mais informações sobre a obra:

“O livro GOVERNANÇA, QUALIDADE DA DEMOCRACIA E POLÍTICAS PÚBLICAS. Teoria e Análise, organizado por Marta Maria Assumpção Rodrigues (GPP-EACH) e publicado pela Editora UFRJ, trata de um termo-chave do repertório político da atualidade em que o Estado em rede busca reconstituir o sentido e a capacidade de direção da sociedade através da ação compartilhada entre diversos atores (sociais, econômicos e políticos) num ambiente de responsabilização política (accountability).

Para tratar de modo abrangente dos diferentes processos e interações que amarraram o Estado democrático à sociedade civil na produção de políticas, o conceito de governança é discutido por Eduardo Marques, Elizabeth Balbachevsky, Fernando Abrucio, Fernando Filgueiras, Francisco Gaetani, Jorge Vargas Cullell, Marta M. Assumpção Rodrigues, entre outros autores. Todos contribuem para o debate de mecanismos, práticas políticas e de gestão e instituições (democráticas ou não) que, no limite, traduzem valores, reproduzem continuidades ou produzem transformações na forma pela qual o Estado e a sociedade se relacionam.

O objetivo é distinguir, das perspectivas teórica e prática, quais avanços, sucessos e fracassos caracterizam a governança em diversas sociedades; de que maneira falhas e retrocessos podem ser combatidos; como inovações bem-sucedidas podem ser replicadas para ampliar os direitos de cidadania e aprimorar a qualidade da democracia. Enfrentar esses temas significa compreender melhor quais políticas públicas, práticas políticas e instituições formais tendem a reforçar a justiça social e a responsabilização política.”