Professora da EACH participa de workshop internacional sobre envelhecimento

Postado em 26 de junho de 2018

Pesquisadores brasileiros e britânicos participaram, na primeira quinzena do mês de junho, de um workshop de pesquisa sobre envelhecimento na Faculdade de Medicina de Botucatu-Unesp (FMB), em São Paulo. A professora que representou a EACH/USP neste evento científico foi Ruth Caldeira de Melo, docente do Bacharelado em Gerontologia e atual coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia da Escola.

Com o tema “Identificando e abordando desafios compartilhados na realização de pesquisa em saúde e assistência social para pessoas idosas (OPAL)”, o workshop foi realizado pela parceria firmada entre o British Council e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). O objetivo era compartilhar conhecimentos sobre geriatria e gerontologia, além de fortalecer redes de pesquisa entre Reino Unido e Brasil. Para participar do evento, os professores deveriam atender os critérios de seleção do programa “British Council Researcher Links”, o qual oferece oportunidades para pesquisadores em início de carreira.

Da esq. para a dir.: Ruth de Melo (EACH/USP), Paula Schmidt (Unesp), Katharine Robinson (University of Nottingham) e James Gavin (Bournemouth University) . Foto: Divulgação

O programa recrutou 13 pesquisadores do Reino Unido e 18 pesquisadores brasileiros, todos eles com até dez anos de doutorado. Durante uma semana, eles assistiram a palestras, discutiram o desenvolvimento de projetos de pesquisa futuros e ainda se dividiram em cinco grupos de trabalho. Abordando o tema da fragilidade, a professora da EACH integrou o grupo 2, que apresentou o projeto “FIBULA – Frailty in Brazil and UK: Learning Across Borders”.

O grupo formado durante o evento está articulando reuniões virtuais e organizando um artigo de revisão sobre o tema. Além disso, para estreitar as relações de pesquisa iniciadas no workshop e fortalecer a internacionalização do Programa de Pós-graduação em Gerontologia da EACH, está prevista para o final do ano uma visita acadêmica da professora Ruth de Melo às universidades britânicas Bournemouth UniversityUniversity of Nottingham.

O workshop realizado em Botucatu contou com a coordenação dos pesquisadores Adam Gordon, da University of Nottingham, e Alessandro Ferrari Jacinto, da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp.