Professora de GPP fala sobre transparência na gestão pública em Tribunal de Contas da Bahia

Postado em 06 de junho de 2018

A professora Ana Carla Bliacheriene, do curso de Gestão de Políticas Públicas da EACH/USP, desenvolveu na semana passada a palestra “Transparência, controle e sua intricada relação com a eficiência da Administração”, durante a segunda edição das Jornadas Técnicas, evento promovido pelo Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), por intermédio da Escola de Contas Conselheiro José Borba Pedreira Lapa. O evento foi dirigido a servidores do próprio TCE/BA e do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM/BA).

A principal característica da nova revolução que o mundo vive é, segundo a professora, a transição do modelo de Estado estruturado no pós-Revolução Francesa, “que é analógico, hierárquico e vertical, para um Estado digital e dialógico”. Justamente por tal característica é que Ana Carla considera como fundamental a adaptação dos cidadãos e das estruturas do Estado atuais às novas ferramentas tecnológicas, capazes de proporcionar a ampliação da transparência na gestão da coisa pública e na participação cada vez maior do cidadão nesta mesma gestão. Neste novo modelo, os cidadãos deixam de ser coadjuvantes para se tornarem colaboradores efetivos na condução dos rumos dos municípios, dos Estados e dos países, exercendo de forma plena o seu direito ao controle social.

Para a palestrante, o controle e o combate à corrupção, tema dos mais recorrentes no Brasil atual, não devem ser feitos apenas com ações punitivas e policiais. Ela explica que “é preciso haver a ação judicial punitiva, mas isto só alcança a ponta do iceberg. O tratamento correto e definitivo deve ser anterior com mais transparência da gestão, melhor fiscalização e participação dos cidadãos, todas etapas anteriores à ação criminal”. A professora ainda reiterou que a má gestão está na gênese da corrupção e causa muitos danos, seja pela nomeação de pessoas não qualificadas, seja pelo desperdício do dinheiro público, sendo fundamental a participação dos cidadãos para corrigir os rumos porque os órgãos de controle, como os Tribunais de Contas, não podem atuar sozinhos de forma eficaz.

* Com informações do Tribunal de Contas do Estado da Bahia

 

A professora Ana Carla Bliacheriene, juntamente com o professor José Carlos Vaz, também realizou palestra no Tribunal de Contas do Município de São Paulo no último dia 5 de junho com o tema: “Novas tecnologias em gestão pública: sinergia entre controle externo e controle social”. Confira a notícia na íntegra.