Professores da EACH participam da produção de curso online sobre gestão do turismo

Postado em 17 de março de 2021

Acontecerá a partir de maio de 2021, o curso online “Tourism Management at UNESCO World Heritage Sites (vol. 3)”, produzido por pesquisadores e professores da Rede UniTwin UNESCO Cultura, Turismo e Desenvolvimento. Participam desta edição os professores Antonio Carlos Sarti, Sidnei Raimundo e Thiago Allis.

Realizado no formato de um MOOC (Massive Open Online Course), o curso Tourism Management at UNESCO World Heritage Sites está na terceira edição e pode ser acompanhado de forma totalmente gratuita e virtual pela plataforma www.fun-mooc.fr, com emissão de certificado ao final. O público alvo do curso é formado por estudantes, graduados, pesquisadores e profissionais das áreas de turismo, patrimônio e áreas afins. Espera-se uma dedicação de quatro horas semanais.

O curso está dividido em seis módulos, que abordam de teorias, conceitos e estudos de caso de gestão do turismo em sítios do Patrimônio da Humanidade. O primeiro módulo será disponibilizado em 24 de maio e os inscritos poderão assistir às vídeo-aulas, ler os textos, realizar os testes e acompanhar sua evolução até o final de 2022, quando o curso se encerra.

O professor Thiago Allis tem um módulo sobre participação da comunidade nos processos de conservação e interpretação do patrimônio na Serra da Capivara, no Piauí: “tive a oportunidade de estudar turismo e arqueologia em algum momento da minha vida e, agora, propus um debate sobre a importância social, econômica e cultural de guias locais para a conservação de um patrimônio tão frágil, mas ao mesmo tempo tão estratégico para o desenvolvimento socioeconômico do Piauí”.

Já os professores Antonio Carlos Sarti e Sidnei Raimundo abordaram o turismo no contexto do Geoparque Arararipe, no Ceará, também listado como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. “Este Geoparque é o único reconhecido pela UNESCO no Brasil e se justifica por apresentar rochas do Cretáceo Inferior (entre 90 e 150 milhões de anos atrás), contendo, em suas camadas, preciosos testemunhos da flora e fauna desse período. A região é também considerada um “caldeirão cultural” devido à miscigenação e isolamento relativo das comunidades, desde o Brasil colônia”, comenta o Prof. Sidnei.

No momento, segundo informações da coordenação do curso, já são mais de 600 inscrições e o Brasil é o segundo país com maior número de inscritos, atrás apenas da França. As duas primeiras edições do curso, realizadas em 2018 e 2019, tiveram quase 12.000 inscritos de mais de 150 países. Em um contexto de pandemia, com a forte expansão de atividades remotas, a expectativa é que haja uma alta procura nesta terceira edição.

Sobre a Rede

Criada em 2002, a Rede UniTwin UNESCO Cultura, Turismo e Desenvolvimento congrega mais de 30 universidades pelo mundo, que têm por objetivos produzir e difundir conhecimento na interface entre turismo, cultura e desenvolvimento, estabelecendo pontes com a sociedade e com outros atores (governos, comunidades, organizações sociais, etc).

A EACH é membro desde 2013, a partir da aproximação feita pelos professores Antonio Carlos Sarti e Silvia Zanirato. “Nosso objetivo foi criar condições para que os programas de pós-graduação ProMuSPP e Turismo pudessem se coligar a uma poderosa rede mundial de universidades com o intuito de oferecer disciplinas e outras atividades pedagógicas, colaborar em projetos de pesquisa conjuntas e manter ativa participação na gestão de tão relevante rede”, lembra o prof. Antonio Carlos. Atualmente, o convênio é coordenado pelos professores Thiago Allis e Sidnei Raimundo.

Em 2019, a coordenadora da Rede, Maria Gravari-Barbas (Université de Paris 1 – Panthéon Sorbonne), viajou ao Brasil, com apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa, a convite dos Programas de Pós-graduação em Turismo (PPGTUR-EACH-USP) e de Geografia Humana (PPGH-FFLCH).

Mais informações sobre o MOOC:

Inscrições e informações do curso

Facebook do curso

Vídeo promocional do curso

*Com informações dos professores Antonio Sarti, Sidnei Raimundo e Thiago Allis.