Professores da EACH se destacam em conferência sobre magnetismo nos Estados Unidos

Postado em 07 de agosto de 2018

Os professores Alberto Tufaile e Adriana Pedrosa Tufaile, do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza da EACH/USP, participaram recentemente da Conferência Internacional sobre Magnetismo (International Conference on Magnetism – ICM), realizada em São Francisco, nos Estados Unidos. A professora Adriana recebeu o prêmio de melhor pôster durante o evento e também teve duas imagens selecionadas como finalistas para um concurso de fotos, juntamente com o professor Alberto.

Desenvolvido no Laboratório de Matéria Mole (LMM) da EACH, o trabalho “Magneto-Controlled Diffraction Applied to Observe Dynamical Systems” concedeu à professora Adriana o prêmio de melhor pôster da seção “Magnetophotonics and magnetoplasmonics” por sua apresentação.

“Atribuímos parte do sucesso dessa apresentação pelo fato de demonstrarmos o feito in loco, o que é raro em congressos. O efeito é bonito e muito interessante, pois mostra uma placa transparente e aparentemente comum, mas suas propriedades ópticas são transformadas pela presença de um campo magnético”, explica a professora, que também menciona que a seleção para o prêmio foi baseada na qualidade da pesquisa, qualidade do pôster e clareza da apresentação.

Dispositivo usado durante a apresentação do pôster e que mostra os efeitos magneto-ópticos estudados no trabalho. Foto: Divulgação

Esse aparato é um dos produtos da nanotecnologia e se chama Ferrocell. De acordo com a professora, foi utilizada na conferência uma Ferrocell rodeada por LEDs coloridos (foto acima). Quando ímãs são colocados no dispositivo para aplicar campo magnético, surgem linhas de luz coloridas vindas dos LEDs e é possível variar os desenhos, variando a posição do ímã ou colocando outros ímãs. Esse aparato de demonstração foi feito com a colaboração de dois pesquisadores americanos.

Além disso, os professores da EACH inscreveram duas imagens obtidas no Laboratório de Matéria Mole da Escola no concurso de fotos “Magnetism as Art Showcase”, que buscava destacar a beleza do magnetismo. Dentre as 25 imagens finalistas, as duas fotos dos professores também foram selecionadas. Veja as imagens:

Foto: Divulgação

 

Foto: Divulgação