Programa de Pós-graduação em Sistemas de Informação é recebido na rede de cooperação internacional ERCIS

Postado em 23 de setembro de 2019

O Programa de Pós-graduação em Sistemas de Informação (PPgSI) da EACH é agora membro do ERCIS – European Research Center in Information Systems. O ERCIS constitui-se como uma rede de cooperação internacional para o ensino e a pesquisa em sistemas de informação, que promove a realização de projetos de pesquisa colaborativos assim como a mobilidade entre seus parceiros.

O ERCIS é sediado na Universidade de Münster, Alemanha, e possui 24 instituições associadas na Europa (em 20 países) e mais cinco em países de outros continentes: EUA, Austrália, Nova Zelândia, Coréia do Sul e, agora, Brasil. A lista completa das instituições associadas encontra-se publicada aqui.

A cerimônia de filiação do PPgSI ocorreu durante o workshop anual do ERCIS, realizado neste ano na Universidade de Loughborough, Inglaterra, de 16 a 18 de setembro. O professor Marcelo Fantinato foi o representante do PPgSI durante a cerimônia e é o docente responsável por intermediar os contatos entre docentes e discentes da USP e os das outras instituições associadas.

Além da EACH, a USP é também representada nessa parceria pelo ICMC (Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação), da USP de São Carlos, e pela FFCLRP (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras), da USP de Ribeirão Preto, ambos também com importante atuação na área de sistemas de informação e computação aplicada.

Espera-se, em breve, assinar um convênio entre essas três unidades da USP e o Departamento de Sistemas de Informação da Universidade de Münster, instituição sede do ERCIS. Outros convênios com outras instituições associadas do ERCIS também são esperados como resultado dessa associação.