Projeto da EACH é selecionado como iniciativa de combate à corrupção

Postado em 17 de abril de 2019

O projeto Cuidando do Meu Bairro, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH/USP), foi selecionado pelo Conselho Nacional do Ministério Público como uma iniciativa de combate à corrupção, promovendo assim a integridade social e a cidadania.

Coordenado pela professora Gisele Craveiro e desenvolvido por estudantes de graduação e pós-graduação da Escola, o projeto é uma plataforma que busca apresentar os dados dos gastos públicos da cidade de São Paulo, no mapa da cidade, usando um código de cores para apresentar o seu status (planejado, empenhado e liquidado) em tempo real. Além disso, a nova versão da plataforma está integrada ao E-Sic da Prefeitura de São Paulo, o que possibilita que qualquer dúvida ou complementação da informação sobre determinado gasto pode gerar um pedido de informação via Lei de Acesso à Informação (LAI).

Após ser aprovado pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro, o Cuidando do Meu Bairro já consta no Banco de Proposta Corporativo de Prevenção Primária à Corrupção, o qual reúne iniciativas do Brasil inteiro.

De acordo com a campanha nacional #todosjuntoscontracorrupcao, entende-se por prevenção primária à corrupção toda ação voltada para crianças, adolescentes e adultos, no ambiente escolar, acadêmico, organizacional ou social, que busque promover a formação de cidadãos conscientes e participativos no enfrentamento à corrupção.

Por meio da transparência e do controle, o projeto da EACH estimula a participação cidadã no acompanhamento do uso do dinheiro público em tempo real, de maneira continuada e sempre que possível articulada às ações vinculadas das políticas públicas.