Projeto desenvolvido na EACH é vencedor do prêmio Santander Universidades

Postado em 07 de novembro de 2014

O Banco Santander anunciou, na última quarta-feira, (5/11), os 21 vencedores da 10ª edição dos Prêmios Santander Universidades, que receberam juntos mais de R$ 2 milhões em prêmios, além de bolsas de estudos internacionais na Babson College, nos EUA.

O projeto “Automatização do Processo de Modelagem de Vestuário para Criação de Peças Personalizadas”, desenvolvido pelo grupo de pesquisa coordenado pelo Prof. Dr. Luciano Vieira de Araújo (Sistemas de Informação), Isabel Cristina Italiano (Têxtil e Moda), e pelo Prof. Dr. Fausto Viana do curso de Artes Cênicas da Escola de Comunicação e Artes (ECA); com a participação do aluno Daniel Freire Tsuha (Sistemas de Informação), foi o vencedor da categoria “Ciência e Inovação – Indústria”.

“Criamos uma solução inovadora e criativa, que transfere a complexidade dos moldes para uma representação matemática, que deixa o usuário livre para apenas informar as medidas”, afirma Luciano, responsável por inscrever o projeto na iniciativa.

O software ePMG (eletronic Pattern Making Generator) gera moldes de roupa, automaticamente, a partir de medidas básicas do corpo do usuário. Com o sistema, a geração de moldes pode ser feita por qualquer pessoa, mesmo que não possua conhecimento técnico sobre modelagem. Basta digitar as medidas desejadas, imprimir e usá-lo. “Com essa abordagem, simplificamos o processo de criação de moldes, que é um dos principais gargalos na confecção de peças personalizadas, o que permite um ganho de escala e qualidade na produção de peças sob medida e, assim, maiores ganhos financeiros para costureiras e confecções em geral”, explica o professor. Além de apoiar o mercado customizado do setor têxtil, o trabalho contribui para a criação de peças históricas e trajes de cena.

Para Luciano, receber o prêmio é uma “grande alegria e motivação pelo reconhecimento do trabalho do seu grupo de pesquisa, que tem atuado na criação de soluções inovadoras para o setor de vestuário, que é estratégico para a economia brasileira”.

Produção de qualidade

A principal validação da qualidade e eficácia do software e do projeto como um todo foi feita em um concurso para a criação de versões do traje oficial da Princesa Isabel usado em solenidades oficiais, cujo original se encontra no Museu do Traje e do Têxtil do Instituto Feminino da Bahia, em Salvador. Os participantes do evento foram convidados a utilizar o sistema do professor Luciano Araújo, com o objetivo de criar versões em qualquer tamanho e material, como vestidos para adulto, adolescente, criança, bonecas e até mesmo uma escultura feita a partir dos moldes. Os competidores relataram uma redução de 35% a 40 % no tempo de criação dos vestidos com o uso do ePMG.

Outro cenário para o uso de peças customizadas é o nicho cultural e dos espetáculos. Esse público precisa de roupas com o caimento adequado para que consiga obter o resultado planejado para a cena.

Atualmente, o professor e sua equipe estão fazendo melhorias no processo de redução de gasto de tecido para tornar o processo ainda mais sustentável. Eles lançarão, ainda em 2014, o portal eFitFashion para comercializar roupas sob medida. “As costureiras e confecções pelo mundo poderão escolher ou inserir as peças personalizadas que desejam criar. Os clientes escolhem o modelo e, em seguida, baseado no preço, prazo de entrega e avaliação da costureira, eles escolhem quem vai produzir a roupa”, explica.

Para 2015, estão previstos os lançamentos de software para a otimização do processo de confecção de peças e da venda de roupas on-line na medida certa, personalizadas ou não.

Sobre o Santander Universidades

Em 2014, a iniciativa completa 10 anos com recorde de inscrições: 20.106 projetos de universitários de graduação e pós-graduação, pesquisadores e das próprias instituições, apontando um crescimento de 19% em relação a 2013. Os prêmios são promovidos pelo Banco Santander, por meio da sua Divisão Global Santander Universidades, pela qual mantém mais de 1.100 convênios com instituições de ensino superior de todo mundo, dos quais 450 são acordos com instituições de ensino superior brasileiras. O Santander Universidades apoia a academia por meio de acordos de colaboração, para o desenvolvimento de programas de incentivo ao estudo, projetos docentes, pesquisas científicas, ações de incentivo ao uso de novas tecnologias e promoção do relacionamento entre a universidade e a empresa, entre outras ações.