Projeto Santander Inclusão traz 15 alunos de escolas públicas para grupo de pesquisa da EACH

Postado em 22 de outubro de 2019

A Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH/USP) recebe no presente semestre 15 estudantes de diferentes escolas públicas de São Paulo que integram o Projeto Santander Inclusão. Trata-se de um projeto de pré-iniciação científica que possibilita a alunos do ensino médio da rede pública de ensino a oportunidade de participar de atividades de grupos de pesquisa da USP.

Sob a coordenação do professor Ricardo Ricci Uvinha, vice-diretor da EACH e docente da graduação e pós-graduação em Lazer e Turismo, os estudantes do ensino médio participam atualmente do estudo “Equipamentos de Lazer/Turismo: interfaces com a atividade física e a promoção da saúde em ambientes construídos”. A atividade conta com a supervisão dos bolsistas Leandro Ribeiro da Silva, mestrando do Programa de Pós-graduação em Turismo, e Roberto do Valle Mossa, mestrando do Programa de Pós-graduação em Ciências da Atividade Física.

O objetivo do projeto está centrado na investigação sobre o papel dos equipamentos específicos do lazer/turismo em suas diversas variáveis de tamanho, composição e finalidade  enquanto ambientes construídos, estimulando a prática dos mais diversos conteúdos culturais do lazer, em especial os relacionados aos físico-esportivos. As bolsas de estudo são financiadas pelo Banco Santander e o projeto mantém associação com o Projeto Temático FAPESP em desenvolvimento na EACH, o qual é intitulado “Ambiente Construído, Atividade Física e Estado Nutricional em Adultos: Um Estudo Longitudinal”, sob coordenação do professor Alex Florindo.

Professor Ricardo Uvinha passa orientações para os alunos em atividade pelo campus. Foto: Natália Dourado/EACH

Com duração de um ano, o Projeto Santander Inclusão reúne, no total, 75 estudantes, em cinco campi da USP. Os alunos de ensino médio foram selecionados por meio da participação do Programa Vem pra USP. A seleção teve como critério o desempenho dos estudantes no CUCo – Competição USP de Conhecimentos, além de características socioeconômicas. Cada aluno recebe uma bolsa e deve ter dedicação mínima de 10h/semana e, pressupondo, ao final da vigência, a apresentação de cinco subprojetos articulados com a temática central do estudo.

As atividades são realizadas às segundas-feiras, das 14h às 18h, em diversos espaços da EACH, mas especialmente na sala do Grupo Interdisciplinar em Estudos do Lazer GIEL-USP.