Projetos da EACH recebem menção honrosa na premiação do Carnathon USP

Postado em 13 de julho de 2021

A EACH/USP teve dois projetos contemplados com menção honrosa durante a premiação do Carnathon USP, competição em que alunos de graduação e pós-graduação elaboraram propostas para tornar a gestão dos campi da Universidade mais sustentável.

Os projetos “Eco-RU”, do professor Daniel Cordeiro, e “Paisagismo Funcional, Sustentabilidade e Bem-Estar”, do professor Tiago Francoy, ficaram entre as cinco propostas que receberam a menção honrosa e que também serão implantadas, além dos três trabalhos vencedores.

Promovido pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU), o Carnathon teve como objetivo fortalecer a ação conjunta de ensino, pesquisa e extensão, com resultados que beneficiem a comunidade acadêmica, envolvendo assuntos como gestões da água, energia elétrica, saúde, alimentação, resíduos sólidos, mobilidade, entre outros temas.

A previsão é de que os projetos sejam implantados neste segundo semestre, com o financiamento destinado para a EACH a partir de agosto.

Conheça os projetos contemplados:

Projeto Eco-RU

O projeto Eco-RU é uma parceria entre a EACH e o Núcleo de Extensão da USP sobre alimentação sustentável (Sustentarea) da Faculdade de Saúde Pública (FSP). “A ideia do projeto é ajudar os usuários dos Restaurantes Universitários (RU) a fazerem melhores escolhas alimentares e, consequentemente, colaborar com a redução da emissão de gases de efeito estufa relacionados à alimentação”, explica o professor Daniel Cordeiro. “Estamos desenvolvendo um índice que avaliará aspectos nutricionais e de sustentabilidade para os cardápios oferecidos nos RU da USP que poderá ser acessado por meio de um aplicativo on-line Jopiter, facilitando a escolha das refeições e restaurantes com base na autonomia e consciência alimentares.”

De acordo com o professor, o projeto entre a EACH e FSP foi possível graças a iniciativa de um aluno de Sistemas de Informação da EACH. Leonardo Colman Lopes, junto com colegas de curso, desenvolveu durante sua graduação em SI o Jopiter, um app que auxilia alunos a encontrarem informações úteis sobre o dia a dia dos universitários, dentre elas as informações dos cardápios dos RUs.

Projeto Paisagismo Funcional, Sustentabilidade e Bem-Estar

“O projeto propõe a criação de um jardim amigável aos polinizadores na EACH, para oferecimento de alimento e lugar de nidificação para abelhas e aves nativas, além da implantação de jardins de chuva nos locais onde ocorre empoçamento de água no calçamento da Escola”, detalha o professor Tiago Francoy.

Além disso, a proposta pretende também implementar uma horta comunitária e espaço de relaxamento para os frequentadores do campus, pensando na saúde mental da comunidade eachiana.