Quais os efeitos da pandemia da COVID-19 na comunidade da EACH?

Postado em 01 de julho de 2021

A Comissão de Saúde da EACH/USP realizará nesta quinta-feira, dia 1º de julho, um breve levantamento sobre condições de saúde e vida da nossa comunidade  diante da pandemia de COVID-19.

O levantamento será realizado por meio do sistema Helios, das 10h às 21h, e será enviado pelo e-mail para listas de estudantes, docentes e funcionários. Os funcionários terceirizados responderão através de uma urna colocada na administração da Escola.

A participação é voluntária e opcional. Os(as) respondentes não serão identificados e as informações têm como objetivo o acompanhamento  das condições de saúde e desafios enfrentados por nossa comunidade no decorrer da pandemia.

As perguntas envolvem temas como infecção por SARS Cov 2 , presença de sequelas, perdas de familiares e/ou vínculos afetivos e desafios vividos na pandemia.

Após a coleta das informações, até o final de julho, será enviado um boletim informativo para a comunidade, de modo que todos possam acompanhar os resultados. O material também poderá contribuir para o desenvolvimento de iniciativas de suporte à comunidade.

Você conhece a Comissão de Saúde da EACH?

A comissão de Saúde é uma comissão assessora da direção, procurando apoiar a busca de respostas para questões desafiadoras de saúde na EACH ou para aproveitar potências de aspectos ligados à saúde em nossa Escola.

Antes da pandemia, o trabalho da comissão estava com foco em dois desafios importantes: primeiros socorros e saúde mental. O NAU foi uma das respostas para as questões de sofrimento psicossocial de membros da Escola. No decorrer da pandemia a Comissão de Saúde fez reuniões mensais e desenvolveu algumas iniciativas tais como: colocação de informações sobre COVID-19  no site da EACH, manutenção do NAU com acolhimentos individuais e rodas de conversas semanais (abertas para estudantes, professores e funcionários), sazonalmente realização de  café da manhã virtual para docentes e funcionários, criação de cartazes (em parceria com Imprensa, Gráfica e Administração) e, para quem está em trabalho presencial, solicitação de reforço nas condições de prevenção e higiene de espaços com pedido de disponibilização de insumos (álcool em gel, sabonete, garantia de água), frequente incentivo ao uso de máscara, participação no GT de retorno gradual das atividades acadêmicas levando as questões apresentadas pela comunidade como  apoio a demandas de estudantes (alimentação) e de funcionários (cuidados no laboratório).

Participam da Comissão de Saúde: Elizabete Franco Cruz (coord.), Beatriz Gutierrez, Cláudia Medeiros de Castro, Helene M. Ueno , Rosa Chubaci, Monica Yassuda, Mario Pedrazzoli, Marcos André de Almeida Santos, Renata Cunha da Silva, Maria Marcia de Oliveira, Charles Augusto Moreira Fernandes, Ervin Sriubas, Ieda Reis, Sandra Setra, Rafael Biscaro, Rogério Pimenta, Kelly Sobral, Daniel Vartanian, Paulo Roberto de Assis Franco, Julia Luiz Teles Caetano. Se você quiser entrar em contato com a comissão, escreva para: comissaosaude-each@usp.br

Núcleo de Acolhimento Universitário

A proposta do NAU é ofertar um espaço de uma escuta aberta, sem julgamentos para diferente tipos de questões que levam ao sofrimento psicossocial tais como: efeitos da pandemia,  dificuldades nas relações de estudo e trabalho, questões familiares, questões de raça, orientação sexual, tristeza, ansiedade e medo.

O suporte oferecido é um acolhimento psicológico e não uma psicoterapia. Em caso de necessidade ou desejo de aderir à uma terapia, o NAU indica serviços disponíveis no SUS e na rede de universidades que oferecem psicoterapia. Para agendar uma atendimento escreva para: nau-each@usp.br.

*Com informações da Comissão de Saúde da EACH/USP