Reitor e diretora da EACH inauguram a nova base da Guarda Universitária

Postado em 24 de janeiro de 2022

Foi inaugurada oficialmente, na última sexta-feira, a nova base da Guarda Universitária da EACH/USP, com a presença do reitor Vahan Agopyan, da diretora da Escola, professora Mônica Sanches, além de professores e funcionários.

A reforma das bases da Guarda Universitária da USP é uma iniciativa da Superintendência de Prevenção e Proteção Universitária (SPPU), em parceria com as prefeituras dos campi, para valorizar e melhorar a infraestrutura dedicada à segurança.

“Mais importante do que inaugurar as instalações da Guarda Universitária é frisar a nova postura de segurança da universidade por meio de um trabalho sistémico de monitoramento integrado. Tenho certeza de que os maiores beneficiados somos nós mesmos. Poder transitar pelo campus e utilizar o campus com mais segurança e mais comodidade só nos proporcionam um ambiente cada vez melhor”, enfatizou o reitor Vahan Agopyan, que estava acompanhando pelo superintendente de Prevenção e Proteção Universitária, professor José Antonio Visintin, e pelo superintendente de Tecnologia da Informação, professor João Eduardo Ferreira.

A base da Guarda Universitária da EACH passou por uma reforma completa em seu espaço envolvendo a área administrativa, copa, banheiros e sala de reuniões. Agora a base também abriga o Centro de Monitoramento Eletrônico, que armazena imagens das câmeras instaladas pelo campus e recebe as chamadas do aplicativo de segurança Campus USP. Ele está disponível para download na Play Store (Android) e App Store (iOS) e deve ser utilizado como instrumento de contato para ligar para a Guarda Universitária para qualquer chamado dentro do campus.

O Centro de Monitoramento Eletrônico foi desenvolvido em parceria com a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI).

“Nossa Guarda Universitária merecia essa inauguração, merecia uma sede melhor e mais confortável. Em nome da direção, eu agradeço a todos que contribuíram para que essa reforma ocorresse. Aproveito ainda esse momento para agradecer todos os integrantes da Guarda Universitária pelo bom relacionamento que tivemos ao longo desses anos e por toda a proteção que nos deram”, destacou a professora Mônica Sanches, diretora da EACH.

Um drone também foi disponibilizado para a nova base da guarda. Equipado com câmera termográfica, que possibilita a visão noturna e a diferenciação de pessoas e animais, o drone será utilizado para vistorias em grandes áreas, detecção de ocorrências e supervisão de telhados dos prédios da Escola.

As inaugurações das bases físicas da guarda e dos centros de monitoramento na EACH e em outras unidades da USP consolidam o projeto de segurança da universidade, que vem sendo desenvolvido desde 2015. O objetivo era implantar um sistema de monitoramento integrado, que pudesse auxiliar a atividade operacional da guarda.