Reitor participa de aula inaugural do curso de Biotecnologia na EACH

Postado em 06 de março de 2018

A Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH/USP) realizou na última segunda-feira a aula inaugural de seu novo curso de graduação em Biotecnologia. A solenidade contou com a presença do reitor da USP, professor Vahan Agopyan, do pró-reitor de Graduação pro tempore, professor Gerson Aparecido Yukio Tomanari; dos membros da comunidade eachiana e convidados.

O reitor parabenizou os estudantes do novo curso e afirmou que os ingressantes devem aproveitar ao máximo a multidisciplinaridade da EACH. “É muito bom saber que há jovens que acreditam na educação. Para minha geração, isso é uma esperança. Então, aproveitem ao máximo a USP em todos os seus quesitos e, principalmente, a multidisciplinaridade que deve ser destacada e continuada nesse curso.”

Para a diretora da EACH, professora Mônica Sanches, a aula inaugural de Biotecnologia “é um momento de grande honra para a Escola porque é o primeiro curso que foi criado nessa casa por docentes dessa casa. Assim, cabe valorizar o protagonismo dos nossos docentes nessa iniciativa”. Ela ainda acrescentou que “devemos também sempre nos orgulhar dos estudantes que optam por cursos novos e que se dispõem a ser os pioneiros em seu curso de graduação”.

Além do reitor, pró-reitor de graduação e da diretora da EACH, a mesa de abertura do evento foi formada também pelo vice-diretor da Escola, professor Ricardo Uvinha, pelo presidente da Comissão de Graduação, professor Tiago Francoy, e pelo coordenador do curso de Biotecnologia, professor Felipe Chambergo, o qual enfatizou a qualidade da nova graduação. “O curso é de grande excelência assim como os demais cursos da USP. Esperamos que ele traga muitas conquistas para nossa universidade e nosso país”, ressaltou ele.

A aula inaugural foi proferida pela professora do Instituto de Química (IQ) da USP, Glaucia Mendes Souza, que falou sobre o tema “Biotecnologia para o Desenvolvimento Sustentável”, destacando que a área está em vasta expansão. Glaucia é também coordenadora do Programa de Pesquisa em Bioenergia da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

O novo curso de Biotecnologia é a 11ª graduação da EACH, que possui agora um curso a mais do que já era oferecido desde a sua inauguração, que aconteceu no ano de 2005.

Essa graduação foi aprovada pelo Conselho Universitário no dia 4 de julho de 2017 e teve o seu lançamento oficial realizado no dia 5 de setembro, em evento presidido pelo então reitor Marco Antônio Zago. Biotecnologia tem 60 vagas e as aulas ocorrem no período diurno.

O curso visa a formação de um profissional multidisciplinar com habilidades científicas e de empreendedorismo necessárias para sua atuação nas diversas áreas de pesquisa e em empresas de Biotecnologia, como na produção de vacinas, fármacos, anticorpos, além de alimentos, insumos agrícolas e de biocombustíveis, entre outros, explorando de forma sustentável a vasta biodiversidade presente no país.

Além disso, o curso pretende preencher uma lacuna, na USP, de um curso de graduação por ingresso direto em Biotecnologia e, assim, a EACH contribui com a formação de recursos humanos nesta área, colaborando para o atendimento da Política Nacional de Desenvolvimento da Biotecnologia, estabelecida pelo Governo Federal no Decreto n° 6.041/2007, de 08/02/2007 e também com o desenvolvimento do Estado de São Paulo, o maior pólo biotecnológico do país.