Reitoria faz balanço dos primeiros quatro meses de gestão e apresenta novos projetos

Postado em 02 de junho de 2022

Apresentar os avanços obtidos no primeiro quadrimestre da nova gestão da Reitoria, que tomou posse em janeiro deste ano, e identificar questões a serem enfrentadas. Esses foram os principais objetivos da Reunião de Dirigentes da USP, promovida no último dia 31 de maio, na Sala do Conselho Universitário, no campus de São Paulo. O evento reuniu mais de 140 diretores e vice-diretores de Unidades de Ensino e Pesquisa, Institutos, Centros Especializados, Museus e Órgãos Centrais. A EACH/USP foi representada pelo seu diretor, Ricardo Uvinha; pela vice-diretora Fabiana Evangelista; pelo prefeito da área Capital-Leste da USP, Dib Karam; e Fátima Nunes, coordenadora do EGIDA.

“Nosso objetivo é o de compartilhar informações sobre ações que foram concluídas, aquelas que estão em andamento, além dos projetos e programas que estão sendo desenvolvidos, para que todos os dirigentes possam ficar cientes do que está acontecendo na Universidade”, afirmou o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior na abertura do evento.

As reuniões deverão ser realizadas a cada quatro meses para fazer um balanço das atividades realizadas pelos órgãos da Administração Central e contribuir para melhor definição de rumos a serem tomados.

A vice-reitora da Universidade, Maria Arminda do Nascimento Arruda, destacou que “esta gestão encarna um projeto de mudança e transformação da USP. São projetos importantes, avançados”.

Em seguida, Carlotti elencou as principais ações adotadas nestes primeiros quatros meses de sua gestão, como a concessão de reajuste dos salários e dos benefícios (vale-alimentação e vale-refeição) dos servidores da Universidade; a continuidade das obras de reforma e ampliação do Museu do Ipiranga, que deverá ser reaberto ao público no próximo dia 7 de setembro; a contratação de docentes e a criação da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRPI) e a reformulação da Pró-Reitoria de Pesquisa com a incorporação da área de Inovação.

Em relação à contratação de novos professores, o reitor disse que a política da Reitoria está focada na reposição e no critério de excelência para abranger o ensino, a pesquisa e a extensão.

Como projetos para o futuro próximo, Carlotti abordou os projetos de promoção da avaliação institucional, do plano de desenvolvimento institucional para o primeiro semestre de 2023 e do plano de investimentos para 2022 e 2023; a contratação e a implementação de um plano de carreira para os servidores técnicos e administrativos; o apoio aos jovens docentes; e o aperfeiçoamento dos editais de obras (novas e reformas).

A segunda parte do encontrou foi dedicada às apresentações dos pró-reitores de Graduação, Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação, Cultura e Extensão Universitária e Pertencimento e Inclusão, e dos dirigentes que estão à frente das Superintendências, Agências, Escritórios e Órgãos Centrais, além dos presidentes dos Conselhos Gestores de todos os campi.

O encontro também contou com a apresentação da Orquestra Sinfônica da USP (Osusp), sob a regência do maestro Gil Jardim.

Prefeitos e vice-prefeitos dos Campi discutem prioridades e desafios

Outra atividade importante promovida pela Reitoria para marcar o primeiro quadrimestre da gestão foi a reunião de trabalho com as Prefeituras dos Campi da USP, realizada no dia 25 de maio.  Participaram do encontro os prefeitos e vice-prefeitos dos campi de São Paulo, Bauru, Piracicaba, Pirassununga, Lorena, São Carlos e Ribeirão Preto, além da área Capital-Leste e do Quadrilátero da Saúde/Direito.

Marcos Santos/USP

A reunião foi realizada em duas etapas. A primeira, com a Chefia de Gabinete do Reitor, teve como objetivos analisar e revisar os Regimentos dos campi, no sentido de oferecer adequações às suas abrangências e responsabilidades, e refletir e discutir sobre alternativas às questões mais relevantes de cada campus, que possibilitem o seu enfrentamento, considerando os recursos necessários, cronograma e resultados pretendidos.

A segunda parte contou com a participação do reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior para discutir e definir os princípios e diretrizes relacionados aos campi junto aos prefeitos e vice-prefeitos. O reitor ressaltou o papel dos conselhos gestores para o desenvolvimento dos projetos para as melhorias do espaços e falou sobre a necessidade de criação de estruturas de convívio para a comunidade acadêmica dentro de cada campus.  “Queremos que nossos campi sejam modelos de sustentabilidade para a sociedade”, disse.

As áreas prioritárias de atuação definidas pelos prefeitos e vice-prefeitos foram infraestrutura, recursos humanos, permanência estudantil, segurança e áreas verdes.

Também participaram da reunião o chefe de Gabinete da Reitoria, Arlindo Philippi Junior; o coordenador executivo do Gabinete, Edmilson Dias de Freitas; o coordenador da Administração Geral da Universidade (Codage), João Maurício Gama Boaventura; e o diretor do Departamento de Administração da Codage, Amaury José Rezende.

Os encontros com os prefeitos e os vice-prefeitos serão periódicos e o próximo está previsto para ser realizado no mês de agosto.

*Do Jornal da USP