Renovação da rede Wi-Fi da EACH traz melhorias para o cotidiano da Escola

Postado em 21 de dezembro de 2017

A rede de internet sem fio da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH/USP) foi completamente renovada em 2017, com pontos de acessos mais modernos e eficientes. Ao todo, são 90 novos aparelhos de rede Wi-Fi que estão em funcionamento pela Escola, trazendo melhorias para alunos, professores e funcionários.

Instituída pela diretoria da EACH em 2015, a Comissão de Informática da Escola coordenou a renovação da rede, contando com a colaboração e participação de vários setores da unidade. A renovação era uma das principais prioridades de melhorias de informática e contou inclusive com o apoio da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-USP).

“Muitas atividades ligadas ao ensino, pesquisa e extensão estavam prejudicadas devido ao parque tecnológico obsoleto, que impedia o fornecimento de acesso efetivo à internet”, explica o professor João Eduardo Ferreira, superintendente de Tecnologia da Informação da USP. “Um exemplo é a execução de pesquisas em sala da aula que exigiam o uso de internet, as quais eram impossíveis de serem executadas porque os equipamentos não suportavam muitos acessos simultâneos. A renovação da rede wireless propiciou a execução ininterrupta e com qualidade dessas atividades.”

Segundo o  superintendente, a STI sempre olhou com atenção especial para a EACH, considerando as necessidades da Escola. Assim, todo “o projeto de renovação da rede wireless, envolvendo o dimensionamento e distribuição de equipamentos foi acompanhado de perto por funcionários da STI. A EACH foi a primeira unidade a finalizar a renovação de rede sem fio e isso só foi possível devido à atuação da STI em reduzir preços e atender as necessidades da Escola”, ressalta ele.

A Comissão de Informática produziu um vídeo abordando a renovação da rede sem fio. Assista ao vídeo e confira como foi o processo de renovação do Wi-Fi: