Robôs podem auxiliar idosos na melhoria da qualidade de vida

Postado em 02 de dezembro de 2019

A EACH recebeu no mês de novembro a visita ilustre de duas modernas figuras. Estiveram na nossa escola os robôs de companhia Zenbo e o Zenbo Jr. Ambos fazem parte do projeto da Fapesp: “Mindfulness-enabled companion robots for elderly individuals with depression and anxiety in Brazil”.

Foto: Divulgação

Os professores Marcelo Fantinato e Sarajane Marques Peres, do curso de Sistemas de Informação da EACH, estão atuando em uma série de oportunidades de pesquisas relacionadas a robôs de companhia com a colaboração do professor Patrick Hung da Ontario Tech University, do Canadá.

O objetivo principal do projeto é buscar formas que possibilitem que robôs de companhia possam auxiliar idosos em diferentes atividades, mas principalmente aqueles com tendência à depressão.

Ao interagir com um idoso, o robô de companhia poderia observar seu comportamento e, seguindo um protocolo bem definido na literatura, observar se há sinais de depressão e em que grau. Dependendo do grau observado, diferentes ações podem ser tomadas incluindo a proposição de atividades para buscar reverter o quadro, tais como jogos, atividades físicas e visualização de fotos e vídeos.

Esse projeto tem a colaboração de pesquisadores do Programa de Pós-graduação em Gerontologia da EACH, principalmente as professoras Samila Sathler Tavares Batistoni, Meire Cachioni, Ruth Caldeira de Melo e Mônica Sanches Yassuda. Dentro dos objetivos deste projeto, no dia 27 de novembro, foi realizada uma interação com 20 alunos da Universidade Aberta à Terceira Idade da EACH (UATI) para verificar a aceitabilidade de idosos brasileiros a robôs de companhia.

Evento “Vai ter menina na ciência”. Foto: Divulgação

Os robôs também marcaram presença no evento “Vai ter Menina na Ciência”, em que os robôs foram usados para apresentar conceitos de robótica, visão computacional e processamento de imagens pelo grupo Grace (PET-SI), coordenado pela professora Sarajane Marques Peres.

Os robôs Zenbo e Zenbo Jr. são fabricados pela ASUS, uma empresa de Taiwan. Eles foram trazidos para a EACH pelo professor Patrick. Esses robôs possuem o Android como sistema operacional e funcionam basicamente como telefones celulares, ou seja, eles já vêm com alguns aplicativos básicos instalados, mas podemos desenvolver diversos outros aplicativos para eles.

Os robôs foram ainda apresentados ao grupo de pesquisa “IA e Sociedade”, associado ao novo Centro de Pesquisa em Inteligência Artificial da USP, recém-aprovado na chamada Fapesp/IBM.

Foto: Gabriel Almeida/EACH