Setembro Amarelo: EACH promove conscientização sobre a prevenção do suicídio

Postado em 28 de setembro de 2018

Ao longo do mês de setembro, a Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH/USP) realizou uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. Alunos, professores e funcionários participaram de palestras, workshops, cine-debate, mesas-redondas, eventos culturais, entre outras atividades voltadas ao debate e ao acolhimento sobre saúde mental.

No Brasil, o Setembro Amarelo ocorreu pela primeira vez em 2015, na cidade de Brasília. A iniciativa foi do Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina e da Associação Brasileira de Psiquiatria. Já na EACH, foi neste ano que os membros da comunidade acadêmica se concentraram no tema e elaboraram uma grande programação para a campanha.

Escolhido por um grupo de professores, estudantes e funcionários, o girassol foi o símbolo adotado para o evento. Além da beleza e força, os girassóis sempre buscam o sol, porém, em dias nublados, voltam-se uns para os outros até que o sol novamente volte a brilhar.

No dia 20 de setembro, a Escola inaugurou o painel Girassóis – Sua Vida é Importante. Ele é uma criação do carnavalesco Mauro Xuxa, que empregou a arte do carnaval e a cultura brasileira presente nas escolas de samba na campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. Sob a orientação de Xuxa, a execução do painel contou com a participação de alunos da graduação da EACH e recebeu apoio do G5 Arte em Ferro e Ribamar Pinturas Artísticas.

Alunos, funcionários e professores participaram da inauguração do painel

Estudantes da graduação ajudaram na execução dos girassóis

O painel é itinerante e, ao longo dos próximos meses, circulará por vários lugares da cidade de São Paulo com o objetivo de chamar a atenção para a valorização da vida e provocar sensibilização na população sobre a saúde mental.

Já na USP, a ideia é que essa iniciativa possa sustentar ações, programas ou até mesmo uma política interna de cuidado e promoção da saúde. O Setembro Amarelo busca formas de identificar, acolher e encaminhar pessoas que precisem de apoio profissional.

Busque ajuda!

Superintendência de Assistência Social (SAS) na EACH:

E-mail: coseas-each@usp.br

Colaboraram na construção do Setembro Amarelo na EACH:

Comissão de Saúde e Bem-Estar, Diretoria, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), Comissão de Cultura e Extensão da EACH (CCEx), Biblioteca da EACH, Prefeitura do Campus, Setores Técnicos Administrativos, Imprensa EACH, Eventos, Manutenção e Infraestrutura, EACH Social, Aliança Bíblica Universitária (ABU), Diretórios e Centros  Acadêmicos da EACH, Coletivo Denegrir, DCE Diretório Central de Estudantes da USP, alunos(as), funcionários(as) e docentes da Escola, Prefeitura de São Paulo, carnavalesco Mauro Xuxa e equipe de serralheria e pintura de escolas de samba.